Fogão industrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Diferente dos domésticos, o fogão industrial é um utensílio culinário para uso em grandes estabelecimentos, onde seja necessário grandes volumes de cozimento. Normalmente são feitos em chapas de aço, ou inox, em tamanhos variados, que se adaptam ao local em que serão utilizados. As grandes cozinhas possuem grandes espaços e precisam de modelos maiores, diferentemente dos pequenos estabelecimentos. Podem ter queimadores simples, duplos, de ferro fundido, caulim. Existem vários modelos, se adaptando às necessidades de cada um, dentre eles, os industriais e os semi-industriais, que tem o objetivo de atender pequemos estabelecimentos, tais como bares, lanchonetes, quiosques.

Estes fogões possuem várias configurações, com até 12 bocas (queimadores), pés, mesa, forno, chapa, banho maria, em linha e em paralelo.

Abaixo segue algumas pequenas descrições:

  • Fogão de 1 boca: para grandes panelas.
  • Fogão de pé: quando o mesmo está apoiado no chão.
  • Fogão de mesa: é o modelo de fogão onde se pode colocá-lo em cima de outros objetos, tipo mesas ou bancadas.
  • Fogão em linha: é um modelo em que as "bocas" ficam lado-a-lado. Vide imagem:
  • Fogão em paralelo: é um modelo em que as "bocas" ficam em pares, no sentido horizontal.
  • Baixa pressão: é um modelo que utiliza válvulas de gás semelhantes aos fogões domésticos, isto é o gás saí do botijão,passa por um regulador e então é liberado para o fogão.
  • Alta Pressão: é um modelo onde a válvula por onde passa gás é liberado direto do botijão para o fogão, sendo assim mais eficiente para cozimentos rápidos. Existem várias configurações deste fogões, tipo 01 a 08 bocas, com pés, mesa, com chapa, etc. Vide imagem de um modelo 01 boca de mesa:
  • Chapa, banho maria, forno: são acessórios que agregam funções extras aos fogões.
  • Queimadores: é onde sai as chamas, podem ser simples, duplos, triplos, de alta ou baixa pressão, de acordo com o modelo específico. Vide imagens:
  • Queimador caulim: grosso modo, caulim poderia ser descrito como uma pequena peça em formato de pêra ou gota, feitos geralmente de chapa zincada, com vários furos.