Foice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A foice é uma antiga ferramenta agrícola, que tem a característica peculiar curvilínea. É um importante instrumento de manuseio nas atividades de agricultura, principalmente para a colheita de cereais. Juntamente com o arado e a enxada, foi o grande responsável pela 2º Revolução neolítica.

O instrumento consiste de uma lâmina encurvada presa a um cabo de madeira. Geralmente é de metal, mas foram encontrados restos dessa ferramenta em pedra bem afiada da época dos sumérios com cerca de 3000 anos.

Uma ferramenta muito similar é a gadanha, mas esta tem cabo e lâmina mais longos, o que facilita a colheita.

A foice na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A foice também é constituída como a chamada "gadanha", e/ou "foice de chão", e dessa forma também é utilizada pelo "ceifador (morte)" ou pelos "cavaleiros do apocalipse, guerreiros conhecidos da Bíblia". A diferença básica entre elas é o comprimento do cabo, sendo a gadanha mais comprida enquato que a foice é mais curto, a foice é utilizada na altura dos braços e a gadanha na altura dos pés.

Também aparece na mitologia e em histórias em quadrinhos.

  • Na mitologia grega, a foice foi utilizada como arma por Cronus e Perseus.
  • Nas histórias de Asterix, a foice (dourada) é a ferramenta que o druida Panoramix carrega para colher os ingredientes da poção mágica.
  • Aparece como instrumento mágico em diversos desenhos, faz parte do folclore que envolve a gadanha.
  • Foice e martelo também é o símbolo oficial do comunismo/socialismo, enquanto o martelo representa os trabalhadores das indústrias, a foice é símbolo dos camponeses.
  • No desenho animado, The Grim Adventures of Billy and Mandy, onde Puro-osso (Morte), usa uma gadanha para ceifar a alma das pessoas, erroneamente confundida com uma foice.
  • No anime Soul Eater, Maka Albarn manipula seu melhor amigo e parceiro Soul Eater Evans que é capaz de se tornar, em batalha, uma foice.
  • Na expansão do Postal 2 (Apocalypse Weekend), o personagem principal usa também uma gadanha para completar o jogo, que também é confundida com uma foice.
  • No jogo Grand Chase, o personagem Ryan utiliza uma gadanha como arma de 3ª classe; enquanto Dio usa uma foice com um nome especial, Deathstar.
  • No jogo Ninja Gaiden 2 a foice é utilizada pelo personagem principal.


Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.