Foice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o objeto que o Ceifador Sinistro carrega, veja Gadanha.

A foice é uma antiga ferramenta agrícola, que tem a característica peculiar curvilínea. É um importante instrumento de manuseio nas atividades de agricultura, principalmente para a colheita de cereais. Juntamente com o arado e a enxada, foi o grande responsável pela 2º Revolução neolítica.

O instrumento consiste de uma lâmina encurvada presa a um cabo de madeira. Geralmente é de metal, mas foram encontrados restos dessa ferramenta em pedra bem afiada da época dos sumérios com cerca de 3000 anos.

Uma ferramenta muito similar é a gadanha, mas esta tem cabo e lâmina mais longos, o que facilita a colheita. Outra arma similar é a kama, a qual era usada pelos ninjas, porém ela é uma versão portátil.

Foice de colheita suméria, 3000 a.C.. Museu Field de História Natural

A foice na cultura popular

A foice também é constituída como a chamada "gadanha", e/ou "foice de chão", e dessa forma também é utilizada pelo "ceifador (morte)" ou pelos "cavaleiros do apocalipse, guerreiros conhecidos da Bíblia". A diferença básica entre elas é o comprimento do cabo, sendo a gadanha mais comprida enquanto que a foice é mais curto, a foice é utilizada na altura dos braços e a gadanha na altura dos pés.

Também aparece na mitologia e em histórias em quadrinhos.

  • Na mitologia grega, a foice foi utilizada como arma por Cronus e Perseus.
  • Nas histórias de Asterix, a foice (dourada) é a ferramenta que o druida Panoramix carrega para colher os ingredientes da poção mágica.
  • Aparece como instrumento mágico em diversos desenhos, faz parte do folclore que envolve a gadanha.
  • Foice e martelo também é o símbolo oficial do comunismo/socialismo, enquanto o martelo representa os trabalhadores das indústrias, a foice é símbolo dos camponeses.
  • No desenho animado, The Grim Adventures of Billy and Mandy, onde Puro-osso (Morte), usa uma gadanha para ceifar a alma das pessoas, erroneamente confundida com uma foice.
  • No anime Soul Eater, Maka Albarn manipula seu melhor amigo e parceiro Soul Eater Evans que é capaz de se tornar, em batalha, uma foice.
  • Na expansão do Postal 2 (Apocalypse Weekend), o personagem principal usa também uma gadanha para completar o jogo, que também é confundida com uma foice.
  • No jogo Grand Chase, o personagem Ryan utiliza uma gadanha como arma de 3ª classe; enquanto Dio usa uma foice com um nome especial, Deathstar.
  • No jogo Ninja Gaiden 2, a foice (uma kama) é utilizada pelo personagem principal.
Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.