Fokker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Avião Fokker E.III (1916).
Fokker B.I (1922).

A Fokker foi uma empresa de fabricação de aviões dos Países Baixos fundada em 1919 por Anthony Fokker, um polêmico empresário que se tornou fornecedor de aeronaves de guerra durante a 1ª Guerra Mundial, foi uma das empresas pioneiras na fabricação em série de aviões militares e comerciais. A holandesa Fokker declarou falência em 1996, após algumas tentativas fracassadas de salvamento do fabricante pela corporação Daimler Chrysler / Dasa Aviation.

Atividade aeroespacial

Fokker Dr.I utilizado na Primeira Guerra Mundial.

Em 1967, a Fokker criou uma pequena divisão espacial construindo partes de satélites europeus. Um avanço maior ocorreu em 1968 quando a Fokker desenvolveu o primeiro satélite holandês, o ANS em parceria com a Philips e algumas universidades locais. A ele se seguiu um segundo projeto de satélite, o IRAS, lançado com sucesso em 1983. Em Junho de 1974, a Agência Espacial Européia (ESA) concedeu um contrato para a fabricação de componentes para o Spacelab no qual a Fokker participou.

Na sequencia, a Fokker contribuiu em vários projetos de satélites europeus, assim como para o foguete Ariane nos seus vários modelos. Em conjunto com uma empresa russa, desenvolveu um enorme sistema de paraquedas para os foguetes auxiliares do foguete Ariane 5, para que eles pudessem ser reutilizados.

A divisão espacial se tornou cada vez mais independente, até que, logo antes da falência da Fokker em 1996, ela se tornou uma empresa separada, conhecida sucessivamente por: Fokker Space and Systems, Fokker Space, e Dutch Space. Em 1 de Janeiro de 2006, ela foi adquirida pela EADS-Space Transportation.

Modelos atuais

Fokker 27.
Fokker 50.
Fokker 70.
Fokker 100.

Os mais significativos e conhecidos produtos do fabricante Fokker são os aviões comerciais para transporte regional Fokker F-27 (turbohélice), Fokker 50 (turbohélice) e Fokker F-100 (jato).

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Fokker
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.