Folle journée

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Folle Journée em Nantes, sua cidade natal.

A Folle Journée é um festival de música clássica que nasceu na França em 1995. Idealizada por Rene Martin, que após assistir a um concerto da banda irlandesa U2 com a presença de um público entusiasmado de 35 mil pessoas, na sua maioria jovens, pensou que esses jovens poderiam ouvir a música dele, ou seja, a música clássica.

Surgia então, a idéia para a criação da Folle Journée, que pode ser traduzido literalmente por Louca Jornada.

O projeto estreou em Nantes em 1995, e é ao mesmo tempo a celebração da música, o congraçamento de artistas e público em um percurso anual por temas importantes da história da música.

Três são os objetivos fundamentais do festival:

  • os concertos precisam ser curtos, sem intervalo;
  • os ingressos devem ser vendidos a preços populares;
  • os músicos precisam ser bons e devem entender que estão a serviço da partitura, quem deve brilhar são os compositores.

Desde 1995, o festival acontece em Nantes, e por lá é sucesso absoluto. Atualmente acontece também em Bilbao, Tóquio, Lisboa e, desde o ano de 2007, o Rio de Janeiro passou a ter sua edição do festival, recebendo o título de Rio Folle Journée.

Em 2010, O mundo todo celebra o bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin. Dentro desta comemoração excepcional, La Folle Journée propôs apresentar no Rio de Janeiro a obra integral para piano solo do grande compositor polonês, ou seja, o essencial de sua produção, a quinta-essência de sua arte. Quatorze concertos serão interpretados por 5 pianistas, de 3 diferentes gerações: Anne Quéffelec, Abdel Rahman El Bacha, Philippe Giusiano. Momo Kodama e Iddo Bar-Shaï. Eles trarão cinco visões originais sobre Chopin permitindo ao público o acesso a uma escuta diversificada desta música. Será também a ocasião de ouvir inúmeras obras raramente executadas em concerto.

História[editar | editar código-fonte]

Os compositores no festival em Nantes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

La Folle Journée também é um dos títulos por que é conhecida a peça Le Marriage de Figaro de Beaumarchais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.