Fomento Econômico Mexicano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A FEMSA (acrônimo de Fomento Econômico Mexicano, S.A.B. de C.V.,[1] em espanhol: Fomento Económico Mexicano, S.A.B. de C.V.[2] ) (Predefinição:BMV, NYSEFMX) é uma empresa mexicana de bebidas.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1890, o Grupo Visa, hoje FEMSA, funda a Cervecería Cuauhtémoc, a primeira cervejaria do México. Em 1979, FEMSA adquire a franquia de Coca-Cola na Cidade do México.

Em 1994, FEMSA adquire a franquia de Coca-Cola em Buenos Aires. No ano de 2003, Coca-Cola FEMSA integra às suas operações a Panamco, criando a maior companhia de bebidas da América Latina.

Já em 2006, a FEMSA adquire o controle da Cervejarias Kaiser no Brasil – que se tornaria FEMSA Cerveja Brasil. Em 2007, acontece a aquisição de Sucos Del Valle em conjunto com The Coca-Cola Company.

No ano de 2008, é feita a aquisição da Remil (Refrigerantes Minas Gerais)e, em 2010, há a incorporação de FEMSA Cerveja Brasil em Heineken. No mesmo ano, a Coca-Cola FEMSA, em parceria com The Coca-Cola Company e outras franquias, adquire a Matte Leão. Em 2011, acontece a aquisição de projetos de produção de energia eólica, da Indústrias Lácteas Panameñas e do Grupo Tampico;

Em 2012 e 2013 foram acertados acordos de compra de franquias nas Filipinas e No Paraná e interior de São Paulo e hoje a FEMSA possui a maior fábrica de Coca-Cola do mundo em volume produzido, com 1,6 bilhões de litros. Com isso, se tornou a maior franquia independente de Coca-Cola em volume de produção.

Conta com aproximadamente 210 mil funcionários, atende a mais de 346 milhões de consumidores no mundo para Coca-Cola FEMSA e 9 milhões para FEMSA Comercio.

A Coca-Cola FEMSA está presente em 10 países: México, Brasil, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Argentina, na América Latina, e também nas Filipinas. A Coca – Cola FEMSA Brasil, está presente em 6 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Goiás), é a e a maior engarrafadora de Coca-Cola do Brasil.

Na indústria cervejeira é a segunda maior acionista da Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo. Participa também do varejo com FEMSA Comércio, que opera em diferentes sequências de formato, como a OXXO destacando-se como a maior em crescimento na América Latina. Está entre os cinco maiores conglomerados empresariais do México, com cerca de 321 milhões de consumidores, e é a maior empresa de bebidas da América Latina.

Referências

  1. "Termo de Privacidade." FEMSA. "Avenida General Anaya, No. 601 Pte., Col. Bella Vista, em Monterrey, N.L., CEP 64410"
  2. "Aviso de Privacidad." FEMSA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]