Fonólito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Outubro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Fonólito é uma rocha vulcânica, de caráter alcalino – leucocrática.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O fonólito, ou fonolito, é uma rocha vulcânica insaturada em sílica, o que é manifestado pela presença de feldspatóides. O fonólito é tradicionalmente conhecido como o equivalente extrusivo do nefelina-sienito. Há fóide-sienitos ricos em outros feldspatóides, como é o caso do leucita-sienito, portanto, quando se pretende falar sobre o membro extrusivo destes é adequado indicar na forma de prefixo o nome do feldspatóide que é rico na rocha, neste caso leucita-fonólito. É uma rocha em que o magma extravasa na superfície por meio de rachaduras na crosta ou vulcões, passando rapidamente do estado líquido para o sólido, como não há tempo para a cristalização ocorre a formação da textura vítrea. Comumente ocorrem pequeníssimos cristais esparsos pela massa vítrea 1 .

Composição[editar | editar código-fonte]

Sua mineralogia básica é constituída por feldspato alcalino (principalmente ortoclásio,mais raramente sanidina), feldspatóides (principalmente nefelina) e piroxênios sódicos (egirina predomina, mais raramente egirina-augita). Há uma diversa gama de minerais acessórios raros que podem aparecer nestas rochas, dentre estes feldspatóides como a sodalita, a leucita e a analcita,além de diversos outros silicatos raros como haynita, lamprofilita, arfvedsonita dentre outros. Comumente há a presença de zeólitas, genéticas ou pós-magmáticas.

Por se tratar de uma rocha alcalina insaturada em sílica, é impossível a presença de quartzo em equilíbrio químico nesta rocha. Plagioclásios são raros, quando presentes o mais comum é a presença de seu membro extremo mais sódico, a albita.

Ocorrências[editar | editar código-fonte]

O fonólito é caracteristicamente uma rochas alcalina e se encontra distribuída pelo Brasil, principalmente, em províncias alcalinas. Um local de ocorrência notável no Brasil é Poços de Caldas, Minas Gerais.2 .

Também ocorre em Lages, (SC), estes são fonólitos porfiríticos que se caracterizam quimicamente por apresentarem teores de Na2O, variando de 6,22% até 9,22%: o teor de K2O varia de 4,60% até 7,37% e baixo teor SIO2, variando de 51,6% até 56,7% 3 .

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. BIGARELLA et al, 1985
  2. ALMEIDA, F.M. "Relações tectônicas das rochas alcalinas Mesozóicas da região meridional da Plataforma Sul-Americana", 1983
  3. DYNAMIS apud Scheibe, 1986