Fonte energética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fonte de energia)
 Nota: Não confundir com Fonte de alimentação.
Locomotiva com turbina a vapor.

Fontes energéticas são recursos dos quais se pode obter energia.[1] Com o uso da energia, é possível colocar navios, comboios, motos e carros em movimento, fazer funcionar máquinas e aparelhos domésticos e iluminar ruas e residências, entre outras coisas.

Renovação de energia[editar | editar código-fonte]

A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia eólica (vento), a energia hidráulica (da água) e dos músculos dos animais domesticados. Durante a Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso à indústria e aos transportes. Isso propiciou o funcionamento dos motores a vapor instalados nas máquinas fabris, nas locomotivas e nos navios.

A busca de novas fontes de energia naturais, mais eficientes e economicamente rentáveis, continuou. No século XIX, o petróleo (combustível fóssil), que já era conhecido desde a pré-história, começou a ser usado na indústria para a produção de gasolina e outros derivados. No século XX, foi a vez do aproveitamento da energia nuclear, contida no núcleo dos átomos.

Danos[editar | editar código-fonte]

É impossível imaginar o mundo moderno sem o aproveitamento das fontes de energia. No entanto, elas não geram apenas riqueza. Mas também muitos danos.

A queima do petróleo e do carvão, por exemplo, provoca sérios danos ao meio ambiente, como o aumento do efeito estufa, responsável pela elevação da temperatura média da terra.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.