Fonte energética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fonte de energia)
Ir para: navegação, pesquisa
Locomotiva a vapor

Fontes energéticas são recursos da natureza dos quais se pode obter energia. Com o uso da energia, é possível colocar navios, trens e carros em movimento, fazer funcionar máquinas e aparelhos domésticos e iluminar ruas e residências, entre outras coisas.[1]

Renovação[editar | editar código-fonte]

A primeira fonte de energia a ser usada pelo ser humano foi a do Sol e a de seu próprio corpo. Com o tempo, passou-se a usar a energia do vento, da água e dos músculos dos animais domesticados. Durante a Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso à indústria e aos transportes. Isso propiciou o funcionamento dos motores a vapor instalados nas máquinas fabris, nas locomotivas e nos navios.

A busca de novas fontes de energia naturais, mais eficientes e economicamente rentáveis, continuou. No século XIX, o petróleo, que já era conhecido desde a Pré-história, começou a ser usado na indústria para a produção de gasolina e outros derivados. No século XX, foi a vez do aproveitamento da energia nuclear, contida nos átomos do núcleo.

Danos[editar | editar código-fonte]

É impossível imaginar o mundo moderno sem o aproveitamento das fontes de energia. No entanto, elas não geram apenas riqueza. Mas também muitos danos.

A queima do petróleo e do carvão, por exemplo, provoca sérios danos ao meio ambiente, como o aumento do efeito estufa, responsável pela elevação da temperatura média da terra.

Referências

  1. Apolinário, Maria Raquel. História, projeto araribá. Moderna. São Paulo. 256p.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.