Fonte natural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Fonte natural é o local onde a água emerge do subsolo.[1] As fontes naturais existem onde o lençol freático corta a superfície, assim como onde rios subterrâneos surgem de cavernas e passagens no calcário ou nas lavas. Causadas por uma disposição de rochas permeáveis e impermeáveis de tal maneira que a última empurra a água para a superfície, as fontes naturais são conhecidas como poços artesianos, emergem sob pressão e, se o fluxo não é nítido, mas em forma de muitos fios de água, as fontes são chamadas vertentes.

A água costuma ser muito clara, embora contenha grandes quantidades de substâncias químicas dissolvidas, especialmente em áreas de calcário. Exceto nas fontes temporárias, conhecidas como arroios ou regatos, o fluxo é contínuo, uma vez que é necessário um longo tempo para que tempestades ou secas influenciem as reservas subterrâneas de água.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.