Football Club Riograndense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Footbal Club Rio-Grandense)
Riograndense
Nome Football Club Riograndense
Alcunhas Guri Teimoso
Escarlate Papareia
Colorado Marítimo
Fundação 11 de julho de 1909
Estádio Torquato Pontes
Capacidade 15 000 lugares
Presidente Paulo André Neves
Treinador(a) Cristiano Dias
Material (d)esportivo Guri (Marca própria)
Competição Campeonato Gaúcho - Segunda Divisão
Website fbcriograndense.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Foot Ball Club Riograndense é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

O Clube foi fundado em 11 de julho de 1909 por alunos do Colégio Rio-Grandense,[1] na época um dos mais renomados estabelecimentos de ensino da Cidade de Rio Grande - RS., essa seria uma versão popular descrita por desportistas e contada por antigos torcedores ao longo do tempo,... Surge outra versão: Após intensas pesquisas em antigos jornais, arquivados na Biblioteca Rio-Grandense, a mais antiga do Rio Grande do Sul, fundada em 1846, na Cidade do Rio Grande- R.S., elaboradas e descritas pelo saudoso Jornalista (Willy Cesar) surge uma outra versão oficial, a de que o Football Club Rio-Grandense, foi realmente fundado por estudantes porém, não eram alunos do antigo Colégio Rio-grandense, pois a bem da verdade, durante o ano de fundação do Clube nem existia o Colégio Rio-grandense, que teria surgido em 1918, com a troca de nome de uma instituição de ensino na qual os verdadeiros fundadores do Football Club Rio-Grandense não frequentaram.

Dessa forma, a versão mais provável e confiável, é que realmente, o nome Rio-Grandense, tenha sido escolhido para homenagear a heroica Cidade do Rio Grande, e por conseguinte os Gaúchos, os Rio-grandenses do Sul, nascidos no Estado do Rio Grande do Sul, tendo em vista que, o termo Rio-grandense, era o gentílico para designar os munícipes, os nativos da cidade do Rio Grande inclusive .

Nesse contexto, a história oral também nos da conta que, a fundação do F.B.C.RIOGRANDENSE, teria se dado por dissidências ocorridas dentro do quadro diretivo do S.C. Rio Grande; esses diretores por desavenças, a partir daí, teriam decidido e ajudado a fundar, um novo clube, o Football Club Rio-Grandense em 1909, em Estádio que ficaria lindeiro ao estádio do S.C. Rio Grande, na Avenida Buarque de Macedo, no Bairro Cidade Nova. Seu primeiro presidente foi o Senhor Amaury Castellã, grande dirigente e baluarte que muito se dedicou a estruturação do clube.

O objetivo a partir da fundação do Football Club Rio-Grandense era a inserção do clube ao futebol profissional e conforme relatos históricos, era difundir a prática do futebol no Estado do Rio Grande do Sul e rivalizar principalmente com os coirmãos: S.C.Rio Grande e o S.C. São Paulo., clubes profissionais da cidade do Rio Grande que na mesma década teriam sido fundados.

O primeiro jogo oficial da história do clube foi disputado no dia 24 de junho de 1910 contra uma equipe local, o União. O Guri Teimoso venceu por 4 x 1. O primeiro gol da história do clube foi marcado pelo jogador Arlindo.

Em 1921 conquista seu primeiro título municipal, entre outros tantos que se sucederam, tanto a nível municipal como estadual.

O clube também foi carinhosamente apelidado por sua torcida e simpatizantes, ficando conhecido ao longo dos anos por: escarlate Riograndino, pela cor vermelha de suas camisetas serem vivíssimas e rutilantes, posteriormente, guri teimoso, por ser o clube profissional mais novo da cidade do Rio Grande, em relação aos Clubes coirmãos, e que ao longo do tempo tornou-se uma marca registrada, um símbolo do Clube, por sua luta, garra e bravura com inúmeras conquistas no campo de jogo ou contra as adversidades, inclusive econômicas ao longo de sua trajetória esportiva, e por último chamado de colorado marítimo por suas tradicionais cores usuais nas camisetas, o Vermelho rutilante, como predominante e o Amarelo Ouro, cor secundária, nas golas e punhos, e por conseguinte marítimo por ser um Clube que nasceu numa cidade de vocação marítima, sede do único porto marítimo do Estado do Rio Grande do Sul. Importante frisar que o Football Club Rio-Grandense, foi campeão gaúcho em 1939, derrotando na final o Grêmio Santanense, após ter sido vice-campeão, nas duas edições anteriores, perdendo para o mesmo Grêmio Santanense em 1937 e para o Guarany de Bagé em 1938. Posteriormente tornou a ser vice-campeão gaúcho em 1946, além de um honroso terceiro lugar no Campeonato Gaúcho de 1957. Cabe ressaltar que, o clube foi berço formador de grandes talentos do futebol e revelou em suas fileiras, muitos famosos craques de renome nacional e internacional, tais como: Chinesinho, que depois jogou no (Inter, Palmeiras, e na Itália), Luís Carlos Scala (Inter, e Seleção Brasileira), goleiro Alberto (Grêmio), Titico (Inter), Arlen (Inter, Santos, Atlético Mineiro), Beto Sta. Vitória (Inter), considerado pela imprensa da capital o maior marcador que "Renato Gaúcho" já teve, entre outros grandes jogadores que defenderam o colorado marítimo.

Outro famoso jogador que merece destaque e marcou época no Futebol Gaúcho, foi o grande goleador Antonio Azambuja Nunes, Nico Nunes, goleador do Campeonato Gaúcho de 1967, que ficou conhecido como o " Bombardeador Nico ", devido ao seu potente chute.

Cabe também por merecimento, frisar a passagem do qualificado jogador Riograndino, Antonio Rodrigues Filho, Neca, (nos anos de 1984-1985) atleta talentoso de uma técnica apurada e goleador, que já tinha atuado em grandes clubes do futebol brasileiro, tais como: Grêmio, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, América, e no seu retorno a cidade, ajudou o clube a ser vice-campeão estadual em 1984, subindo a primeira divisão do futebol gaúcho em 1985, onde foi destaque, sendo um dos goleadores do Campeonato Gaúcho nessa edição.

Em 2009, após alguns anos longe dos gramados, o Guri Teimoso participou do Campeonato Citadino de Rio Grande, organizado em homenagem ao seu centenário.[2] Na primeira partida o Colorado acabou perdendo para o São Paulo por 1 a 0. Na segunda partida, contra o Rio Grande, após um empate em 3 a 3, no tempo normal, a equipe acabou derrotada nos pênaltis e eliminada do torneio, cabe frisar que nesse torneio o Clube participou com uma equipe representativa, provisória.

Em um capítulo a parte, Clube esteve licenciado das atividades esportivas, em nível estadual entre de 2005 e 2018, reestruturando-se financeiramente e honrando compromissos judiciais...

No entanto, seus torcedores mais ilustres, seus pró - homens, antigos conselheiros, e demais aficionados, vem procurando alternativas e apoio de patrocinadores, fato esse que já ocorreu com a posse de uma Diretoria Jovem e dinâmica, que não está medindo esforços em agregar infra-estrutura ao seu grandioso estádio, o Torquato Pontes, também conhecido como o Colosso do Trevo, para seu breve retorno as atividades futebolísticas em grande estilo, em várias modalidades.

Retorno aos gramados[editar | editar código-fonte]

Portanto, o retorno as atividades esportivas, já é uma realidade cotidiana, nas hostes escarlates, complementando, no ano de 2019, o Clube completou 110 anos de vida, que foi comemorado em grande estilo, no Clube Ferroviários da Cidade de Rio Grande RS, ano este que esta sendo marcante para o Clube Papareia, e muito significativo para a sua fiel torcida, pois marca o retorno do F.B.C. RIOGRANDENSE, aos gramados disputando a Copa SAFERGS, (Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul) com uma equipe Sub-20 de jogadores formados no município do Rio Grande, e por conseguinte o Colorado Marítimo, disputou o Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, edição 2019.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeão invicto

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Gaúcho 1 1939
Copa Cícero Soares 1 1973
Campeonato do Interior 3 1937, 1938 e 1946
Campeonato Gaúcho - 2° Divisão 1 1965
MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Citadino de Rio Grande 20 1921, 1937, 1938, 1939, 1940, 1946, 1947, 1948, 1950, 1953, 1955, 1957, 1960, 1963, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979 [3]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Vice-campeão

Terceiro Colocado

  • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho: 1957,
  • Terceiro lugar no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão em 1980.
  • Quatro lugar no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão em 1979.


Referências

  1. Vetorial.net. «Jornal Agora - O Jornal do Sul - O Peixeiro». edicoesanteriores.jornalagora.com.br. Consultado em 27 de julho de 2015 
  2. Grande, Setor de Informatica - Prefeitura Municipal do Rio. «Prefeitura do Rio Grande > Notícias - PREFEITURA RECEBE REPRESENTANTES DOS CLUBES PROFISSIONAIS DA CIDADE». www.riogrande.rs.gov.br. Consultado em 18 de setembro de 2015 
  3. Desconhecidos os campeões de 1913, 1917, 1923, 1924, 1929, 1930, 1953, 1955, 1956, 1963 e 1972

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.