Força Marítima Europeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Euromarfor
Coat of arms of Euromarfor.svg
País  França

 Itália
 Portugal
Flag of Spain.svg Espanha

Criação 1995
Lema At Sea for Peace

A Força Marítima Europeia (EUROMARFOR ou EMF) é uma força militar multinacional[1] não-permanente[2] . A EUROMARFOR tem a capacidade de realizar operações aéreas, navais e anfíbias. [3]

A força foi formada em 1995 para cumprir missões definidas na Declaração de Petersburgo, tais como o controle do mar, missões humanitárias, operações de paz, operações de resposta às crises, e imposição da paz. Os seus países membros são a França, Itália, Portugal e Espanha. Embora a EUROMARFOR consiste nesses quatro países, está aberto a outras nações da UE.

Dedicado prioritariamente à União Europeia (UE), a EUROMARFOR pode ser implantada tanto em um ambiente da OTAN, agindo como parte do ramo europeu da OTAN, ou atuando sobre o mandato de outras organizações internacionais, como as Nações Unidas, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, ou qualquer outra coalizão multinacional.


Referências

  1. Biscop, Sven. Euro-Mediterranean security: a search for partnership. [S.l.]: Ashgate Publishing, 2003. p. 53. ISBN 9780754634874.
  2. EUROMARFOR - At Sea for Peace pamphlet. Retrieved March 11, 2012.
  3. EUROMARFOR Retrospective - Portuguese Command, page 12. Retrieved March 11, 2012.