Força de Fuzileiros da Esquadra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) é uma parcela do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

A Força de Fuzileiros da Esquadra tem a sua origem, após a Segunda Guerra Mundial, na decisão da Marinha do Brasil em constituir uma força moderna, com capacidade anfíbia, destinada a atender às eventuais necessidades de aplicação do Poder Naval Brasileiro.

Desse modo, impunha-se um intenso esforço para o preparo de pessoal qualificado e equipamento adequado, que, combinado, deveria permitir o emprego de forças de desembarque brasileiras no cenário de uma operação anfíbia. Para esse fim, foram enviados oficiais da Marinha do Brasil para visitas, estágios e cursos nas principais organizações de Fuzileiros Navais estrangeiras, principalmente junto ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América. Em seu retorno ao país, estes oficiais foram orientados para atividades de ensino junto à Escola de Guerra Naval, à Escola Naval e aos Cursos de Pessoal Subalterno.

Ao mesmo tempo, foram adquiridos os navios-transporte e as embarcações de desembarque que passaram a integrar o treinamento e operação dos recursos humanos, ajudando a consolidar uma mentalidade de operações anfíbias na Marinha do Brasil.

Estrutura e meios[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a FFE, parcela do CFN voltada para o atendimento dos requisitos operativos anfíbios, é estruturada da seguinte maneira:[1]

Juntamente com aperfeiçoamentos nos procedimentos organizacionais, a FFE tem incorporado, nos últimos anos, modernos equipamentos, como:

Referências

  1. 2006 Página eletrônica oficial da Força de Fuzileiros da Esquadra <http://www.mar.mil.br/ffe/organizacao.htm#> Acessado em 28/12/2010