Forças Armadas da Armênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forças Armadas da República da Armênia
Հայաստանի Հանրապետության Զինված Ուժեր

País  Armênia
Fundação 28 de maio de 1918
Forma atual 28 de janeiro de 1992
Ramos Forças Terrestres Armênias
Força Aérea Arménia
Guarda de Fronteira da Armênia
Sede(s) Ierevan
Lideranças
Comandante Supremo Nikol Pashinyan
Ministro da Defesa Suren Papikyan
Chefe do Estado-Maior Geral Edvard Asryan
Pessoal ativo 42.900
Pessoal na reserva 210.000
Orçamento US$ 1,3 bilhão (2023)
Bloco postal armênio dedicado ao 25º aniversário das Forças Armadas Armênias, 2017

As Forças Armadas da Armênia (em armênio/arménio: Հայաստանի զինված ուժեր) ou Forças Armadas da República da Armênia (em armênio/arménio: Հայաստանի Հանրապետության Զինված Ուժեր), às vezes referido como Exército Armênio (em armênio/arménio: Հայկական Բանակ, transl. Haykakan Banak), são uma organização militar estatal da Armênia, cujo objetivo é garantir o potencial de defesa do Estado necessário para repelir qualquer agressão, a fim de proteger a existência física do povo da República da Armênia, sua soberania e independência, e a integridade territorial do Estado.[1][2] Embora as Forças Armadas da República da Armênia tenham sido parcialmente formadas a partir de antigas forças do Exército Soviético estacionadas na RSS da Armênia (principalmente unidades do 7º Exército de Guardas do Distrito Militar da Transcaucásia), sua fundação remonta à fundação da Primeira República da Armênia em 1918. Por ser um país sem litoral, a Armênia não tem marinha.

História[editar | editar código-fonte]

As Forças Armadas da Armênia foram formadas em um período bastante difícil, quando a União Soviética vivia os últimos meses de sua existência no campo geopolítico, o período de colapso, e uma guerra interétnica e territorial entre armênios e azerbaijanos havia começado na região.

Em setembro de 1990, o Regimento Especial de Ierevan foi formado, e cinco batalhões foram formados em Ararat, Goris, Vardenis, Ijevan e Meghri. Em 1991, por decisão do Governo da República da Arménia, foi criado o Comité de Defesa do Estado subordinado ao Conselho de Ministros.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Gestão[editar | editar código-fonte]

De acordo com a doutrina militar e a Constituição do Estado da República da Armênia, as Forças Armadas são geridas pelo Ministério da Defesa e pelo Estado-Maior Geral.[3]

O Ministério da Defesa é composto pelo aparato administrativo, inteligência, forças de mísseis e artilharia, aviação, segurança do Serviço do Exército e serviço militar, forças de defesa aérea, planejamento estratégico, treinamento de combate, retaguarda, sistemas de comunicação e controle automático, forças de engenharia, armamentos, radiação, química, defesa biológica, recrutamento, operacional, pessoal, financeiro, departamentos de pessoal, guerra radioeletrônica, comunicações militares, informações militares, oitavo, padronização e metrológica, departamentos de banda militar, o comissariado militar da Armênia e outros departamentos que realizam tarefas funções de planejamento, implementação e controle.

A liderança do Exército Armênio está sob a autoridade do Estado-Maior Geral chefiado pelo Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Armênia.

O orçamento militar representa 4,5 por cento do PIB do país (em 2019). As forças ativas consistem em 44.800 soldados, com reservas de 210.000. As Forças Armadas Armênias estão intimamente ligadas ao Exército de Defesa de Artsaque, cujo efetivo é estimado entre 18 e 20 mil pessoas.

Informações Gerais[editar | editar código-fonte]

As Forças Armadas da República da Armênia consistem nas seguintes tropas especializadas:

Complexo militar-industrial da Armênia[editar | editar código-fonte]

O Complexo militar-industrial da Armênia é um conjunto de pesquisas, organizações de testes e empresas de produção que desenvolvem e produzem equipamentos militares e especiais, munições, etc., principalmente para as estruturas de poder do Estado da República da Armênia e da República de Artsaque, bem como para exportação.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Armamento de tropas terrestres[editar | editar código-fonte]

Cooperação internacional[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Նորմատիվ իրավական ակտեր». www.concourt.am. Consultado em 29 de setembro de 2023 
  2. Estratégia de Segurança Nacional da República da Armênia.
  3. Doutrina militar da República da Armênia. Parágrafo 51. No site do Ministério da Defesa da República da Armênia.