Ford Prefect (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Na trilogia de O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrita por Douglas Noël Adams, Ford Prefect é um alienígena de Betelgeuse que veio fazer uma visita de alguns dias à Terra, como pesquisador de campo para O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas acabou ilhado no planeta por 15 anos.

Enquanto estava na Terra, fingia ser um ator desempregado. Seu verdadeiro nome na língua betelgeusiana, dado por seu pai, é impronunciável, inclusive para ele próprio. Por isso ganhou o apelido de Ix (que, no idioma de Beteguelse II, quer dizer: "menino que não sabe explicar direito o que é um Hrung e nem por que ele resolveu cair em cima de betelgeuse IV"). Ford Prefect foi o nome que ele escolheu na Terra, por julgar ser um nome comum.

Um dia seu receptor subeta dá sinal e ele percebe que os vogons estavam para vir à Terra para demoli-la, sob o pretexto de construção de uma estrada espacial - curiosamente, uma estrada foi o motivo da demolição da casa do amigo de Ford, Arthur Dent, no mesmo dia em que essas estradas se tornam desnecessárias devido ao recém inventado Gerador de Improbabilidade Infinita. Junto com seu amigo Arthur Dent, Ford consegue escapar da destruição da Terra.

Depois de serem expulsos da nave vogon, graças a uma imensa improbabilidade são salvos pela nave Coração de Ouro, que Zaphod Beeblebrox tinha roubado.