Formação Santana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Formação Santana
Distribuição estratigráfica: Cretáceo Superior 92 Ma
Inseto da ordem Orthoptera.
Tipo Formação geológica
Unidade do(a) Bacia do Araripe
Sub-unidades Membro Crato
Membro Ipubi
Membro Romualdo
Litologia
Localização
Homenagem Santana do Cariri, CE
País  Brasil

Formação Santana é uma acumulação sedimentar localizada na Chapada do Araripe, na Região Nordeste do Brasil. O nome da formação geológica é uma homenagem à cidade de Santana do Cariri, localizada na base da chapada. Os estratos foram definidos durante o período cretáceo, mais especificamente entre as idades aptiana e cenomaniana.

A Formação Santana subdivide-se nos membros Crato, Ipubi e Romualdo.

Essa unidade sedimentar apresenta grande diversidade de fósseis, muitos deles bastante conservados. Já foram encontrados diversos exemplares de dinossauros, pterossauros, répteis, anfíbios, invertebrados e plantas. A tafonomia incomum do local resulta em acreções calcárias que forma nódulos ao redor dos organismos mortos, preservando partes de sua anatomia.

No local, são exploradas minas de calcário e outros minerais usados em construção civil, o que coloca em risco a preservação da unidade.

Paleobiota[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.