Fornicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco). Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam. As meretrizes ficavam por lá porque, além de ligar o lugar ao sexo, a mulher romana que não tivesse pai, nem marido, nem filho do sexo masculino devia obediência a um homem, a qual podiam também serem escravas. Sendo assim, as mulheres deveriam ficar sempre dentro dos limites da casa/prédio do seu "dono" ou protetor - por isso, não podiam passar do arco (fornice).

No Novo Testamento, fornicação é o termo usado para traduzir a palavra grega Porneia, termo técnico que designava um matrimónio inválido. Na época de Cristo, com a multiplicidade de leis da Judeia, não era raro que um matrimónio fosse invalidado por impedimento jurídico. Surgia então o problema sobre se deviam ou não separar o casal que estavam em zonah (casamento inválido, ou seja, um deles ou ambos não fossem "puros" (virgens)).

Por volta do Século III d.C. criou-se então o verbo "fornicare", que seria o ato de frequentar esse lugar. Temos esta palavra no português, que se originou do latim, o que significa sexo ilícito (nesse contexto). O caso é que no português, há séculos, por conta da igreja, tornou-se delicadamente diferente, porém vital o significado dessa palavra. O significado de sexo ilícito seria supostamente a prática de sexo antes ou fora do casamento. A palavra ilícito significa imoralidade, ou o que é contrário as leis. Naquela época, como foi dito ante às leis da Judeia, considerava-se ilícita a prática de sexo antes do casamento. Atualmente as regras religiosas e civis foram separadas, de modo que não existe na legislação brasileira nenhuma norma que proíba o sexo antes do casamento, ou ainda que considere inválido esse casamento por um deles não ser mais virgem. No entanto, para a maioria das denominações do cristianismo, as proibições do sexo antes, e fora do casamento, continuam a existir, embora não tornem um casamento nulo, mas sim anulável. Também não impedem a pessoa que não seja virgem de contrair matrimônio religioso.

Segundo o Dicionário Aurélio, além de sexo ilícito; mortificação ou aborrecimento e apostasia - na época quando os hebreus mudavam de religião - também significam fornicar. Segundo o dicionário grego há porém mais um significado metafórico que seria a prática de adoração a deuses.

A palavra Fornicar ou Fornicação, ficou amplamente conhecida entre as Escolas de Mistérios como o ato de derramar o sêmen , como um ato de impureza conforme na Bíblia em Levítico - cap. 15 à 16. Nas Escolas de Alquimia, ficou conhecido como o ato de derramar o vazo de Hermes. Antigas Bíblias se refere ao 6º Mandamento como - " Não Fornicar", coisa que depois foi alterada pelo reformadores conservadores para "Não Adulterar" que já tem outro significado.

Ícone de esboço Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.