Forquilha (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Forquilha
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 5 de fevereiro
Fundação 5 de fevereiro de 1985[1]
Gentílico forquilhense
Prefeito(a) Gerlásio Martins de Loiola (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Forquilha
Localização de Forquilha no Ceará
Forquilha está localizado em: Brasil
Forquilha
Localização de Forquilha no Brasil
03° 47' 52" S 40° 15' 39" O03° 47' 52" S 40° 15' 39" O
Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Noroeste Cearense IBGE/2008 [2]
Microrregião Sobral IBGE/2008 [2]
Municípios limítrofes Norte, Leste e Oeste: Sobral, Sul: Groaíras, Santa Quitéria
Distância até a capital 208 km
Características geográficas
Área 516,988 km² [3]
População 21 786 hab. IBGE/2010[4]
Densidade 42,14 hab./km²
Altitude 100,0 m
Clima Tropical Quente Semi-Árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,643 médio PNUD/2000 [5]
PIB R$ 77 653,467 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 3 657,21 IBGE/2008[6]
Página oficial

Forquilha é um município brasileiro do estado do Ceará. Situada na região Nordeste, Forquilha era distrito de Sobral, até que no ano 1985 declara emancipação através da Lei Estadual n0 11.012. Limita-se, ao norte, com o município de Sobral; Ao sul, com município de Santa Quitéria e Groaíras; Ao leste e ao oeste, com município de Sobral. Seu maior patrimônio é o Açude Público Forquilha de propriedade do DNOCS, sua construção deu origem ao município, que possui 21786 habitantes.

Formação Administrativa[editar | editar código-fonte]

Em 1933 Forquilha foi elevada de povoado a distrito de Sobral. Em 1985 Forquilha se emancipou de Sobral e anexou o distrito de Trapiá, e foi instalado no ano seguinte (1986).[7]

Atualmente Forquilha possui 2 distritos:

  1. Forquilha (distrito-sede)
  2. Trapiá
  3. Salgado do Mendes

História[editar | editar código-fonte]

Toda evolução do município inicia-se no povoado de Campo Novo, transferindo-se para a atual localização do município, devido a construção do açude, pois este em sua primeira sangria alagou o povoado. Foram anos de luta para a emancipação de Forquilha que até 1985 era distrito de Sobral, nessa luta se destaca o Servidor Público Federal e Historiador Abelardo Cavalcante de Vasconcelos. Portanto, pode-se dizer que Forquilha originou-se no Campo Novo, próximo à Capela de São Francisco, construída entre 1884 e l885. No entanto, em virtude da escassez de água na região, a construção de represas o DNOCS, inicia uma grande obra para os padrões da época: a construção do açude Forquilha que viria a mudar a trajetória da evolução urbana do município. O que levou em 1929 os moradores do Campo novo abandonarem suas residências para deslocarem para as proximidades da barragem construída. Por volta de 1962, outra grande obra era feita em Forquilha, a construção da BR-222.

Texto com informações imprecisas e apócrifo.

Política[editar | editar código-fonte]

A primeira eleição para prefeito de Forquilha foi realizada no dia 15 de novembro de 1985, elegendo José Antonio Dias Carneiro (Zé Antonio) e vice Abelardo Cavalcante, onde o slogan era:“Administração com Respeito”. Juntos governaram de 1986 à 1988. Depois vieram o empresário Raimundo Azevedo Prado e como vice Francisco de Lira Pessoa, mandato foi 1989 à 1992. Em 1993 a população elege Gerardo José Dias de Loiola(Zé Gerardo) como prefeito e Francisco José Frota como seu vice, o mandato teve fim em 1996. Raimundo Azevedo Prado é eleito prefeito em 1997, onde passou de 1997 à 2004, sendo o prefeito com maior numero de mandatos, apenas nesse período mudaram os vices: Advogada Dra. Maria da Conceição Frota Prado(1997 à 2000) e Edmundo Rodrigues Junior(2001 à 2004). Esse último vice, que na eleição seguinte se tornará prefeito de Forquilha, Edmundo Rodrigues foi eleito em 2005, tendo como vice o ex-prefeito Zé Gerardo, juntos governaram de 2005 até 2012, infelizmente em Junho o vice Zé Gerardo faleceu, complicações em um câncer, comovendo toda a população, que lamentava a perca de seu Zé do Povo. Nesse mesmo ano é eleito como prefeito o filho de Zé Gerardo, Gerlásio Loiola, para governar a cidade de 2013 à 2016.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O Município situa-se na porção noroeste do estado do Ceará, na microrregião de Sobral. Limita-se, ao norte, como o município de Sobral; ao sul com os municípios de Santa Quitéria e Groaíras; ao leste a ao oeste, com o município de Sobral. Sua superfície é de 516,99 km, correspondendo a 0,52% da área do Ceará.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O relevo local é de forma suave pouco dissecado, produto da superficie de aplainamento atuante no cenozóico. As altitudes são inferiores a 100 metros. Ocorrem na região solos bruno não-cálcicos, e, subsidiariamente, os podzólicos, cobertos por caatinga arbustiva aberta e caatinga arbórea, com espécies espinhosas.

O município apresenta um quadro geológico relativamente simples, observando-se um predomínio de rochas de embasamento cristalino de idade pré-cambriana, representadas por gnaisses e migmativos diversos, associados a quartzitos, granitos e xistos. Sobre esse substrato repousam coberturas aluvionares, de idade quaternária, encontradas ao longo dos principais cursos de água que drenam o município.

Os principais recursos minerais são o ferro, a cianita e o calcário.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical quente semi-árido[8] com chuvas concentradas de fevereiro a junho

Distritos[editar | editar código-fonte]

Possui os distritos de Trapiá,Salgado,Cajazeiras e Cacimbinha[9] .

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

A maior concentração populacional encontra-se na zona urbana, às margens da BR-222. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, PSFs, hotel, farmácias, serviço previdenciários, e ensino de 1°, 2° graus e nível Universitário(privado).[22]

Educação[editar | editar código-fonte]

O município conta com varias escolas da rede pública de ensino, entre elas, destaca-se a Escola de Cidadania Moésio Loiola de Melo Junior,E.E.F. Dep. José Parente Prado(Centro Social), E.E. F. Marrina Magalhães Martins, E.E.F. Capitão José Diogo de Siqueira(Cacimbinha),E.E.F. Francisco Figueredo de Paula Pessoa. E as escolas particulares: Colégio Santos, Colégio Forquilhense, Colégio São Francisco e Colégio Batista. E a única escola da rede estadual de ensino: E.E.M. Elza Goersch. Já ganhou vários selos unicef. A educação de Forquilha, está no ritmo da cidade, evoluindo a cada ano. No último dia 21 de maio de 2012 na sede da SEDUC em Fortaleza, a educação de Forquilha foi coroada com o resultado do SPAECE- Alfa recebendo o Prêmio Escola Nota 10. Três escolas foram agraciadas no município sendo: E. E. F Capitão José Diogo de Siqueira (cacimbinha), E.E. F Marrina Magalhães Martins (CERU – sede) e E.E. F Francisco Figueredo de Paula Pessoa – Centro Educacional Infantil (Creche Francisco Figueredo. Além disso, o município ficou no 12° lugar do Ranking dos melhores desempenho em educação no Estado do Ceará em 2011.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Pl Festa do Padroeiro: São Francisco de Assis(25/09 a 04/10);

Festival de Quadrilhas (Junho);

Festa do Sagrado Coração de Jesus (Maio);

Festa da Mãe Rainha (Novembro - Dezembr Aniversário da Cidade (Fevereiro);

Shows e Apresentações Públicas;

Casa do papai Noel (Dezembro);

Desfile do Bloco Botando Boneco;

1º de Maio - Dia do Trabalhador;

Festejos Religiosos de São Joaquim e Sant’Ana (Junho).

Paróquia e Igrejas[editar | editar código-fonte]

Paróquia de São Francisco de Assis(Matriz, paróquia do padroeiro);

Capela da Mãe Rainha;

Salão de reunião dos Testemunhas de Jeová; Igreja Pentecostal Cumprindo à Palavra

Igreja Pentecostal Nova Visão de Missões

Igreja Universal do Reino de Deus;

Igreja Adventista do Sétimo Dia;

Igreja Batista de Forquilha;

Assembléia de Deus;

Igreja Deus Proverá;

Assembléia De Deus Ministério De Madureira;

Assembleia de Deus Central de Macaé;

Igreja Mundial do Poder de Deus

Casa de Oração da Igreja de Cristo - IC

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O nome do município se dá devido a junção dos rios Timbaúba e Oficina formarem o principal açude da cidade, lembrando assim o formato de uma Forquilha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lei Estadual nº 11.012
  2. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  3. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  4. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  7. http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230435&search=ceara%7Cforquilha%7Cinfograficos:-historico
  8. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME
  9. Tornou-se Distrito no ano de 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.