Forte de Entre Morros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entre Morros, Velas: vista panorâmica.

O Forte de Entre Morros localizava-se na baía de Entre-Morros, na freguesia das Velas, concelho de mesmo nome, na costa sul da ilha de São Jorge, nos Açores.

Em posição dominante sobre este trecho do litoral, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

Constituía-se numa simples casa de vigia, erguida no contexto da Dinastia Filipina, com traça do capitão Marcos Fernandes de Teive oficial que, por ordem régia, visitou todas as ilhas do arquipélago em 1618 para projetar e ativar todas as fortificações necessárias, assim como para reorganizar as milícias.[1]

Não se encontra referida por António do Couto de Castelo Branco na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710",[2] no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1702-1714).

Acerca dela, AVELLAR (1902) referiu:

"Entre morros, a Oeste das Terras do Correa, no reinado dos Filipes, construiu-se uma casa para vigia. (...) Guardava uma peça [de artilharia] que se montava na bombardeira do forte sobre a costa em frente à dita casa. Já muito arruinada, abandonada a um lavrador que nela recolhia pasto de gado, na noite de 28 de dezembro de 1876 foi de todo derrubada por um furacão, aproveitando a Câmara os materiais para as ruas da vila."[3]

Pode estar confundido com o Forte das Bicas.[4]

Referências

  1. PEREIRA, 1987:129.
  2. "Fortificações nos Açores existentes em 1710" in Arquivo dos Açores, p. 180. Consultado em 8 dez 2011.
  3. Op. cit., p. 240. apud REZENDES, 2009. Consultado em 20 dez 2011.
  4. REZENDES, 2009. Consultado em 20 dez 2011.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AVELLAR, José Cândido da Silveira. Ilha de São Jorge (Açores): Apontamentos para a sua História. Horta (Açores): Tipografia Minerva Insulana, 1902.
  • PEREIRA, António dos Santos. A Ilha de São Jorge (séculos XV-XVIII): contribuição para o seu estudo. Ponta Delgada (Açores): Universidade dos Açores, 1987. 628p. mapas, tabelas, gráficos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]