Forte de São Sebastião (São Tomé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forte de São Sebastião, São Tomé.
200x

O Forte de São Sebastião localiza-se no extremo sul da baía de Ana Chaves, na cidade e ilha de São Tomé, em São Tomé e Príncipe.

História

Foi erguido por forças portuguesas em 1575, e posteriormente reconstruído e ampliado.

Em 1866 passou a abrigar um farol, reconstruído em 1928 e restaurado em 1994.

Foi restaurado em fins da década de 1950 pelo arquiteto Luís Benavente, tendo sido escolhido pelo governo português, em 1960, para sede do Comando de Defesa Marítima da Província.

Em nossos dias encontra-se em bom estado de conservação, requalificado e sediando o Museu Nacional de São Tomé e Príncipe. Além do próprio forte colonial, o visitante poderá apreciar aspectos da história e da cultura de São Tomé (por exempo, através de antigas fotografias das famílias), nomeadamente da escravidão e da vida quotidiana nas plantações de cacau e de café, base económica do arquipélago.

Características

O forte apresenta planta quadrangular com baluartes pentagonais nos vértices, em estilo Vauban. Em torno de seu terrapleno, ao abrigo das muralhas, erguem-se as edificações de serviço.

Diante do forte encontram-se as estátuas dos navegadores João de Santarém e Pêro Escobar, cujos nomes se ligam ao descobrimento do arquipélago.

Ver também

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.