Forte do Cais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cais do Pico, São Roque do Pico.

O Forte do Cais localizava-se no Cais do Pico, na vila e freguesia de São Roque do Pico, no concelho de São Roque do Pico na ilha do Pico, nos Açores.

Em posição dominante sobre este trecho do litoral, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

Pode ser a estrutura que se encontra referida como "Dous Redutos da Madalena, e a arèa larga, e S. Roque." na relação "Fortificações nos Açores existentes em 1710",[1] no contexto da Guerra da Sucessão Espanhola (1702-1714).

A "Relação" do marechal de campo Barão de Bastos em 1862 refere-o e informa que "Tem uma pequena caza arruinada", e que "Apenas existem vestigios de fortificação". A seu respeito observa ainda:

"Pode desde já desprezar-se, entregando-se a caza arruinada á Camara Municipal da Villa como ella reclama, visto ter sido edificado á custa do municipio á 30 annos pouco mais ou menos."[2]

A estrutura não chegou até aos nossos dias.

Referências

  1. «"Fortificações nos Açores existentes em 1710». Arquivo dos Açores, p. 180. Consultado em 8 de dezembro de 2011 
  2. BASTOS, 1997:270.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BASTOS, Barão de. "Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar." in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LV, 1997. p. 267-271.
  • CASTELO BRANCO, António do Couto de; FERRÃO, António de Novais. "Memorias militares, pertencentes ao serviço da guerra assim terrestre como maritima, em que se contém as obrigações dos officiaes de infantaria, cavallaria, artilharia e engenheiros; insignias que lhe tocam trazer; a fórma de compôr e conservar o campo; o modo de expugnar e defender as praças, etc.". Amesterdão, 1719. 358 p. (tomo I p. 300-306) in Arquivo dos Açores, vol. IV (ed. fac-similada de 1882). Ponta Delgada (Açores): Universidade dos Açores, 1981. p. 178-181.
  • MACHADO, Francisco Xavier. "Revista aos Fortes das Ilhas do Faial e Pico (Arquivo Histórico Ultramarino)". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LVI, 1998.
  • NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Artur Teodoro (coord.). "Documentação sobre as Fortificações dos Açores existentes nos Arquivos de Lisboa – Catálogo". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. L, 1992.
  • VIEIRA, Alberto. "Da poliorcética à fortificação nos Açores: Introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. XLV, tomo II, 1987.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]