Forte do Príncipe Real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O Forte do Príncipe Real, também referido como Forte da Preguiça, localiza-se na vila da Preguiça, na Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde.

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguido no início do século XIX em posição dominante sobre um morro, para defesa do ancoradouro na baía de São Jorge, único que garantia as comunicações com as ilhas vizinhas e onde se situava o Armazém Real.[1]

Perdida a sua função militar caiu em abandono, tendo ao longo das décadas, a população local reaproveitado as suas pedras para a construção de casas.

Atualmente encontra-se em ruínas e abandonado, conservando algumas das antigas peças de artilharia.

Em seu terrapleno ergue-se um padrão comemorativo dos 500 anos do nascimento do navegador Pedro Álvares Cabral e um segundo padrão, mais recente, obra do arquiteto cabo-verdiano Pedro Gregório Lopes, erguido em comemoração aos quinhentos anos da passagem da armada daquele navegador pela ilha de São Nicolau, onde fez aguada na sua rota em que descobriria o Brasil.

O espaço do forte foi objeto de trabalhos de prospecção arqueológica pela Universidade de Cambridge.

Referências

  1. FORTES, Teresa Sofia. "Forte da Preguiça recebe obras de preservação". A Semana, nº 746, Suplemento "Kriolodadi", 16 Set 2005, p. 8. Consultado em 19 Ago 2011.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • LOPES FILHO, João; APARÍCIO, João Paulo. "O Forte do Príncipe Real e a defesa da Ilha de S. Nicolau". Cascais: Patrimonia, 1998. p. 111-118.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.