Fotógrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotógrafos de moda
Robert Capa, durante a cobertura da Guerra Civil Espanhola, em 1937. Foto de Gerda Taro

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos como, por exemplo, fotografia de filmes, fotojornalismo, fotografia de publicidade, fotografia de natureza, fotografia de moda, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A profissão fotógrafo não é regulamentada no Brasil. Mesmo assim, existem esforços legislativos atuais como o projeto de lei 5187/09 para classificar fotógrafos como diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida; ou no exterior, desde que os diplomas sejam revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.[1]

Apesar da legislação permitir que qualquer cidadão exerça a atividade, normalmente isto é feito por profissionais formados em cursos superiores.[carece de fontes?] Existem diversas associações profissionais, de caráter cultural e representativo, embora não sejam habilitadas a fiscalizar a profissão.

Prêmios notórios[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fotógrafo


Referências

  1. Trabalho aprova regulamentação da profissão de fotógrafo. camara.gov.br. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  2. Pinacoteca do Estado de São Paulo. pinacoteca.org.br. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  3. Concurso premia as melhores fotos da vida selvagem. iparaiba.com.br. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Foto sobre protestos no Irã é eleita melhor imagem de 2009 - internacional - Estadao.com.br. estadao.com.br. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.