Fotofobia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
Fotofobia
Classificação e recursos externos
CID-10 H53.1
Star of life caution.svg Aviso médico

Fotofobia é a sensação de sensibilidade ou aversão a qualquer tipo de luz. Deve-se à recusa da luz pelas células fotorreceptoras da retina, fato que provoca aflição. A sensação produzida tem diversos graus de intensidade, é caracterizada por ofuscamento, lacrimejamento e vermelhidão ocular[1] . Em casos muito intensos, pode ocorrer hemeralopia (cegueira diurna). Pode ser idiopática ou sintoma de outras condições ou enfermidades oculares. Existem diversas possibilidades desta alteração de sensibilidade, como em doenças, inflamações, alergias, em algumas pessoas que tem olho de cor clara e em grande parte dos casos por astigmatismo.[2]

Causas[editar | editar código-fonte]

As causas oftalmológicas da fotofobia podem indicar situação de emergência médica. Por este motivo, deve-se procurar o oftalmologista para identificar a causa subjacente. A fotofobia de causas oftalmológicas ter as seguintes causas:

Outras causas de fotofobia podem estar associadas a:

Algumas pessoas têm sensibilidade à luz artificial, especialmente a lâmpadas fluorescentes[3] . A dieta pobre em vitamina A pode resultar em fotofobia e atrofia ótica severa [3] .

Personalidades com fotofobia[editar | editar código-fonte]


Notas e referências

Ver também[editar | editar código-fonte]