Aerofotografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fotografia aérea)
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Se você se dispõe a melhorar este artigo e quer um tempo para fazê-lo comente aqui para evitar uma futura eliminação.

Uma aerofotografia, (ou fotografia aérea) em termos técnicos, é considerada como aquela fotografia obtida por meio de câmera instalada em plataforma aerotransportada com uma vista aérea vertical rigorosamente controlada, (com distância focal, parâmetros de distorção de lentes e tamanho de quadro de negativo conhecidos) montada com o eixo óptico da câmara próximo da vertical em uma aeronave devidamente preparada e homologada para receber este sistema.*

Embora originalmente voltada mais a reconhecimento geográfico, nas últimas décadas a fotografia aérea vem ganhando espaço também como forma de arte, a exemplo do fotógrafo americano Gray Malin, o alemão Stephan Zirwes e o brasileiro Cássio Vasconcellos, que, recentemente teve seu trabalho com fotos aéreas exposto na China.

Em 1858, Gaspar Felix Tournachon tirou a primeira fotografia aérea de um balão de ar quente amarrado a 80 metros acima da vila francesa de Petit-Becetre[1] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. History of Aerial Photography, em inglês, acesso em 05 de janeiro de 2014.