Fox terrier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fox Terrier
Outros nomes Fox Terrier Inglês
País de origem Inglaterra
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 3
Seção 1

O Fox Terrier é uma raça de cão médio-pequeno, originária da Inglaterra.

O tamanho do macho varia entre 37 e 40 cm e pesa geralmente oito quilos. A fêmea é ligeiramente mais baixa e pesa aproximadamente sete quilos.

O Fox Terrier é um cão forte, inteligente, teimoso, persistente, destemido, ativo, afetuoso e, acima de tudo, muito amigo e protetor de seu dono. Apesar de muito amigo do dono, isso não significa que seja um cão de um dono só, pois integra-se muito bem com a família toda, acatando melhor as ordens de quem lhe impõe disciplina e as regras de quem lhe dá carinho.

É um cão com tendência para a guarda e a defesa. Como possui enorme energia, é quase impossível que ele consiga ficar parado cinco minutos seguidos. É indicado para uma família com tempo para o exercitar, passear e brincar, pois é um forte desportista. Se for deixado muito tempo sozinho pode tornar-se destrutivo, estressado e muito barulhento.

São cães muito inteligentes, sensíveis e muito equilibrados, tendo uma personalidade muito hierárquica, tornando a convivência com outros cães muito complicada, com possibilidade da ocorrência de brigas. É um cão que aprende muito depressa, mas prefere, na maior parte das vezes, fazer à sua maneira. Na sua educação, o dono tem de ter pulso firme, pois em caso contrário o cão só vai obedecer para ser recompensado.

Quanto à saúde, como a maior parte dos terriers, o Fox Terrier é um cão muito resistente, não tendo muita tendência a adoecer. Por ser um cão resistente, muitos de sua raça chegam a passar dos 15 anos de idade, alguns chegando até mesmo aos 20.

Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.