Fra Mauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O mapa-múndi de Fra Mauro em 1459 (a orientação original é invertida, com o sul para cima). O mapa mostra o velho mundo conhecido: a Ásia, a África e a Europa.

Fra Mauro (Veneza, 1385? - Veneza, 20 de Outubro de 1459), foi um religioso camaldulense do século XV, e o mais célebre cosmógrafo da sua época. É designado como « geographus incomparabilis », o geógrafo incomparável.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fra Mauro executou, de 1457 a 1459, um belíssimo mapa-múndi, que ainda se pode observar no mosteiro de São Miguel de Murano, perto de Veneza.

Cartografou a totalidade do velho mundo, com notável precisão, incluindo comentários que reflectiam o conhecimento geográfico da época. O seu mapa é um dos primeiros a representar o longínquo Japão. De notar que Fra Mauro viveu antes das grandes viagens europeias de navegação, os descobrimentos, e morreu 28 anos antes de o Cabo da Boa Esperança ter sido dobrado pelos portugueses, em 1488.

Fra Mauro criou este mapa com o seu assistente Andrea Bianco, navegador-cartógrafo, no seio de uma comissão nomeada pelo rei de Portugal, D. Afonso V. A execução do mapa terminou a 24 de Abril 1459, sendo enviado para Portugal, mas perdeu-se. Uma carta do legislador de Veneza acompanhava o mapa, dirigida ao Infante D. Henrique, tio de Afonso V. Essa carta encorajava o príncipe a continuar o financiamento de viagens de exploração.

Fra Mauro morreu no ano seguinte, enquanto fazia uma cópia do mapa para o senhor de Veneza, sendo essa cópia terminada por Andrea Bianco e que hoje está na Biblioteca Marciana (Veneza).

Uma outra carta náutica sua (um portulano) está na Biblioteca do Vaticano, e outra numa colecção particular.

Em sua homenagem existe uma cratera na Lua com o seu nome: Fra Mauro, visitada na missão lunar Apollo 14.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Extractos do Mapa de Fra Mauro[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.