Fradique de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Dom Fradique de Portugal foi um bispo português, natural de Vila Viçosa. Foi Bispo de Sigüenza (Guadalajara). Posteriormente, foi nomeado arcebispo e cardeal de Saragoça, capital do reino de Aragão, onde está sepultado

Nascido em Vila Viçosa (Portugal), cedo passou a Castela onde foi conselheiro dos reis católicos. Era filho de D. Afonso, 1º conde de Faro (filho de D. Fernando I, Duque de Bragança. Por sua mãe, D. Maria de Noronha, 2ª Condessa de Odemira, descendia dos reis Henrique II de Castela e Fernando I de Portugal.

O nome Fradique (arcaico de Frederico) veio-lhe dum tio do pai que era D. Fadrique de Castela (Fadrique em castelhano, Fradique em Português - ver dicionário Gálico Português)

Mandou erigir uma capela no mosteiro de S. Francisco, em Estremoz, onde existe uma lápide na parede atestando o facto.

Foi senhor de propriedades em Vieiros, na região de Estremoz.

Existe uma capela na freguesia de Santo Estevão, que tem um São Fradique, que é a imagem dum bispo, provavelmente imagem de D. Fradique.

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.