Fragilização causada por sulfeto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fragilização causada por sulfeto ou estresse de fraturamento por sulfeto (SSC, do inglês sulfide stress cracking) é uma forma de fragilização por hidrogênio (H2S), que é um mecanismo de quebra catódica. Não deve ser confundida com o termo fragilização por corrosão sob tensão, que é um mecanismo de quebra anódica. Ligas suscetíveis, especialmente aços, reagem com sulfeto de hidrogênio, formando sulfetos metálicos e hidrogênio atômico como derivados de corrosão. Hidrogênio atômico ou combina-se para formar H2 na superfície do metal ou difunde-se na matriz do metal. Como o enxofre é um veneno da recombinação de hidrogênio, a quantidade de hidrogênio atômico que recombina para formar H2 na superfície é muito reduzida, aumentando assim a quantidade de difusão do hidrogênio atômico na matriz do metal. Este aspecto é o que faz ambientes úmidos com H2S tão corrosivos e rigorosos à determinadas ligas.[1][2]

Referências

  1. Watanabe Y., Ishikawa H., Tamehiro H., Ogawa H., in Second Int. Conf. on Interaction of Steels with Hydrogen in Petroleum Industry Pressure Vessel and Pipeline Service, Wien, Austria (1994) 425.
  2. 5. Echaniz G., Perez T. E., Pampillo C., Newman R. C., Procter R. P. M., Lorimer G. W., in Proc. Hydrogen Effects in Materials, Eds. Thompson A. W., Moody N. R., The Minerals, Metals & Materials Society, USA (1996) 669.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]