François Desportes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
François Desportes
Alexandre-François Desportes em seu auto-retrato de 1699
Nascimento 24 de fevereiro de 1661
Champigneul-Champagne, França
Morte 20 de abril de 1743
Paris, França
Nacionalidade França francesa

Alexandre-François Desportes (Champigneul-Champagne, 24 de fevereiro de 1661 - Paris, 20 de abril de 1743) foi um pintor francês especialista em retratar animais.

Desportes estudou na cidade de Paris, no estúdio do pintor Nicasius Bernaerts, pupilo de Frans Snyders. Passou um ano na Polônia, onde pintou retratos de Jan III Sobieski e da aristocracia polonesa. Seguida à morte do rei, retornou à França, seguro de se especializar na pintura de animais e flores. Foi recebido na Academia de Pintura e Escultura em 1699, após pintar o Auto-retrato em roupas de caça, obra permanente do Museu do Louvre. Alguns anos mais tarde, passou seis meses na Inglaterra, entre 1712 e 1713, onde recebeu reconhecimento e bons pagamentos por seus painéis decorativos dos reais châteaux de Versailles, Marly, Meudon e Compiègne, além da produção para Louis XV no Choisy, anos mais tarde, em 1742.

Os detalhes de suas obras sobre os animais foram usados em tapeçarias que combinavam as meiores obras dos maiores pitores da época, como a Portière de Diane, também no Louvre. Antes de falecer, aos 82 anos, deixou uma considerável quantidade de trabalho em seu estúdio, no qual treinou seu sobrinho Nicolas Desportes, que incluiu estudos de animais e plantas, bem como alguns esboços.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Alexandre-François Desportes
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.