Francesc Español Coll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Francesc Español Coll (Valls, 1907Barcelona, 1999) foi um entomólogo espanhol.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francesc Español Coll nasceu em Valls ( Tarragona), filho de um proeminente advogado dessa população. Ele estudou escola em Tarragona e estudou droga em Universidade de Barcelona, onde se formou em 1935, mas ele mostrou grande carinho por Entomologia e nunca foi dedicado à farmácia. Já em 1924 trabalhou no Museum of Zoology of Barcelona, do qual seria nomeado Regente da Entomologia em 1932. Em 1941 ele foi nomeado Conservador do Museu e em 1966 Diretor dessa instituição, embora já atuasse como seu chefe desde 1939. Em 1969 ingressou na Academia Real de Ciências e Artes de Barcelona. Em 1982, ele foi nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Seu trabalho científico enfocou os coleópteros, especialmente em sua taxonomia e nos aspectos biogeográficos biogeográficos. Aos 17 anos fez sua primeira varredura em uma cavidade subterrânea para coletar fauna, descobrindo uma nova espécie de Coleoptera carvernícola Speophilus espanoli , acentuando sua predileção bioespeleología; ao longo de sua vida, ele explorou mais de 1.500 cavidades.

Ele publicou mais de 400 artigos científicos em que descritos mais de 500 taxa novas para a ciência ( géneros, subgêneros, espécie s e subespécies), especialmente fauna Cueva homem das cavernas, Tenebrionidae e Anobiidae. Ele foi o fundador da biospeleologia na Espanha.

Outro aspecto que se destaca da Francesc Español é sua influência sobre os jovens. A maioria dos entomologistas catalães da segunda metade do século XX são seus discípulos e freqüentaram o Museu de Zoologia de Barcelona em busca de seus conselhos e ajuda.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.