Francesco Durante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francesco Durante
Francesco Durante
Informação geral
Nascimento 31 de Março de 1684
Origem Frattamaggiore, Reino das Duas Sicílias
Data de morte 30 de setembro de 1755 (71 anos)
Gênero(s) música barroca

Francesco Durante (Frattamaggiore, 31 de março de 1684Nápoles, 30 de setembro de 1755) foi um compositor da Itália.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francesco nasceu em Frattamaggiore, no Reino das Duas Sicílias, e ainda muito jovem encontrou no Conservatorio dei poveri di Gesù Cristo, em Nápoles, onde recebeu aulas de Gaetano Greco. Posteriormente, tornou-se pupilo de Alessandro Scarlatti no Conservatorio di Sant'Onofrio. Supõem-se que ele também estudou com Bernardo Pasquini e Giuseppe Ottavio Pitoni em Roma, e ainda no exterior, ainda que não exista evidência documentada. Ele sucedeu Scarlatti em 1725 como primo maestro no Sant' Onofrio, permanecendo até 1742, quando sucedeu Porpora como líder do Conservatorio di Santa Maria di Loreto, também em Nápoles. A partir de 1745 passou a liderar também em Sant'Onofrio a Capuana. Permaneceu nos postos até sua morte treze anos mais tarde.

Influência[editar | editar código-fonte]

Francesco teve fama considerável como professor,[1] e entre seus pupilos estavam Niccolò Jommelli, Giovanni Paisiello, Giovanni Battista Pergolesi, Niccolò Piccinni e Leonardo Vinci. Ao lecionar ele insistia na observação às regras, diferindo de Scarlatti, que tratava seus alunos como indivíduos. Uma coleção completa do seu trabalho foi apresentada por Selvaggi, um colecionador napolitano de arte, à biblioteca de Paris. Ele consistia quase que exclusivamente de obras sacras. A biblioteca imperial de Viena preserva uma coleção de manuscritos do compositor.

O fato dele nunca ter composto para os palcos das óperas resultou numa fama exagerada como compositor de música sacra. Apesar de ter sido um dos melhores compositores para igreja de seu estilo e período, atualmente ele é considerado inferior a tanto Leonardo Leo quanto Alessandro Scarlatti, e parece ter fundado a escola sentimental da música religiosa italiana. Entre suas obras estavam todos os gêneros litúrgicos e devocionais da época.

Media[editar | editar código-fonte]


Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

Notas

  1. Sadie 1994, p. 285

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Sadie, Stanley. In: Jorge Zahar Ed.. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: [s.n.]. ISBN 85-7110-301-1.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Francesco Durante