Francesco Franceschi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Francesco Franceschi (? - 1599) foi um editor italiano do Século XVI. Responsável por edições de autores da época, bem como a compilação de partituras de compositores, Francesco Franceschi ocupa lugar central na propagação e promoção da cultura do Renascimento.

Página da edição de 1565 do Orlando Furioso de Francesco Franceschi.

Breve Biografia[editar | editar código-fonte]

Conhece-se muito pouco acerca da vida de Francesco Franceschi. Sua data e local de nascimento, por exemplo, são incógnitas. De qualquer forma, sabe-se que possuía gráfica em Siena, e que atuou também em Veneza. Entre suas maiores contribuições para a difusão da cultura da época, destacam-se a preciosa edição ilustrada de Orlando Furioso, de Ludovico Ariosto, em 1565, bem como a impressão de partituras de Gioseffo Zarlino, as quais circularam por toda a Europa no final do Século XVI. Dois seus prováveis parentes, Giovanni Antonio Franceschi, em Palermo, e Giacomo Franceschi, em Veneza, também editaram obras musicais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

(EN) Boorman, Stanley: "Franceschi [de’ Franceschi]", Grove Music Online ed. L. Macy (accessed December 18, 2005), <http://www.grovemusic.com>

(EN) Tribble, Evelyn B. Margins and Marginality: The Printed Page in Early Modern England. University of Virginia Press, 1993.