Franciabigio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sagrada Família

Franciabigio (1482 - 1525), foi um pintor italiano da Renascença florentina. Seu verdadeiro nome pode ter sido Francesco di Cristofano, Marcantonio Franciabigio ou Francia Bigio.

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Florença e inicialmente trabalhou com Mariotto Albertinelli até 1506. Em 1505, esteve com Andrea del Sarto e no ano seguinte os dois criaram uma loja em comum na Piazza del Grano. Era um ótimo criador de afrescos e Vasari afirma que Franciabigio ultrapassou todos seus mestres nessa técnica. Sua força naturalística está principalmente em seus retratos.

Em 1513, no claustro da Basilica della Santissima Annunziata, em Florença, executou o afresco O Casamento da Virgem, uma parte de uma série dirigida por Andrea del Sarto, e mais tarde ofuscada pela obra Nascimento da Virgem, de del Sarto. Outros artistas que trabalharam no local sob a mesma direção foram Rosso Fiorentino, Pontormo, Francesco Indaco e Baccio Bandinelli.

Várias obras que antes eram de Rafael são hoje atribuídas a Franciabigio, tal como a Madonna del Pozzo e o Retrato de um Jovem (hoje no Louvre).

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Franciabigio