Francis Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francis Lopes
Francis Lopes e seu safoneiro no Spot Club Mackenzie - Méier - RJ
Informação geral
Nome completo Francisco Assis de Souza Lopes
Também conhecido(a) como O Garotinho Quente do Forró
Nascimento 7 de agosto de 1967 (47 anos)
Origem Santo Inácio do Piauí, PI
País  Brasil
Gênero(s) Forró
Instrumento(s) Voz, Violão
Página oficial Francis Lopes Oficial

Francis Lopes, nome artístico de Francisco Assis de Sousa Lopes (Santo Inácio do Piauí, 7 de agosto de 1967), é cantor e compositor.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francis Lopes, piauiense de Santo Inácio do Piauí, nasceu na localidade Patos, hoje pertence ao município de Floresta do Piauí. É filho de seu Pedro Lopes e dona Mariana e o quinto filho de uma família de nove irmãos.

Em 1981, seus pais mudaram-se para a cidade de Simplício Mendes com toda família, onde moram até hoje. Tem mais dois irmãos conhecidos no estado do Piauí: Zé Lopes, Prefeito da cidade de Simplício Mendes pela segunda vez e Avelar Lopes, eleito prefeito da cidade de Floresta do Piauí, em 7 de outubro de 2012.

Em 1986 começou sua trajetória musical em Simplício Mendes participando de shows de calouros.

Em 1987 foi morar em Floriano para continuar o 2º grau, coincidentemente na sede da banda “Sementes do Amanhã”, era tudo que ele queria: estar num lugar onde tivesse música. Francis começou a fazer suas próprias canções e a convite do amigo empresário “Carlão Promoções”, de Simplício Mendes, resolveu voltar e fazer shows com essas canções. Ganhou destaque nas cidades vizinhas e despertou o sonho de gravar um disco.

Em 1988 foi morar em Teresina para concluir o colegial e o curso técnico em contabilidade.

Em 1989, depois de percorrer todas as cidades vizinhas com seu pai, Pedro Lopes, fazendo rifas e bingos de animais que ganhava dos amigos, gravou seu primeiro tape em Fortaleza.

Caricatura em homenagem ao cantor Francis Lopes.

No início de 1990 rumou-se para São Paulo em busca da realização do sonho de gravar um disco. Veio pra casa do amigo Lúcio Flávio na Vila Califórnia. Passou por várias dificuldades e terminou trabalhando numa padaria e logo depois numa loja de confecções no Largo da Concórdia no bairro do Bráz. O dono da loja, um conterrâneo chamado Javan, lhe emprestou uma parte da grana e ele conseguiu gravar seu 1º disco.

Em 1993 gravou seu 2º LP e veio à São Paulo para gravar o Programa do Bolinha, onde conheceu a casa de shows Olympia e jurou para si mesmo que um dia ainda cantaria naquela casa e se apresentaria no Domingão do Faustão.

Em 1996, gravou seu 3º LP, também lançado em CD.

Só no início de 1998, Francis Lopes decide de vez morar em São Paulo. Gravou seu CD vol. 4 intitulado “O garotinho quente do forró” com a música “Lamento de um Nordestino”, de sua autoria. O hit’s começou a cair no gosto popular e seu trabalho despertou à atenção das gravadoras, empresários e donos de casas de shows. Logo em seguida a mesma foi regravada pelo cantor Zé Ramalho, causando assim, uma repercussão muito boa para sua carreira.

No final de 1999, escreve uma carta para seus pais relatando as dificuldades na terra da garoa, em seguida musicou-a e inseriu no seu CD volume 5, “O garotinho quente do forró II” que lhe rendeu vendagem acima de 200 mil cópias. De lá pra cá, Francis sempre grava um CD a cada ano.

No dia 20 de setembro de 2004, ele resolveu levar o público do forró numa das casas de shows mais conceituadas da América Latina, o Olympia. Até então frequentada mais pela classe média alta de São Paulo. Alugou-a em plena segunda-feira e investiu alto na realização de um dos seus sonhos. Resultado: Sucesso garantido. A casa registrou recorde de público em shows do gênero. Na oportunidade, gravou seu 1º DVD e CD vol. 11, os quais lhe renderam CD e DVD de OURO.

Em 2002 lançou um CD ACÚSTICO, em 2005 um TECNO BREGA, em 2006 um ESPECIAL PARA AS MÃES e em 2008 um de FORRÓ E VAQUEJADA, com participação especial do fenômeno Galego Aboiador, o mais famoso aboiador do Brasil. O sucesso foi tanto no nordeste que é rotulado às vezes como o "Rei das Vaquejadas".

Devido ao sucesso com músicas de vaquejadas, o cantor foi convidado para participar do filme, "Vidas Opostas", do cineasta “Thico Almeida”, filme que retrata a vida do vaqueiro nordestino sofredor.

Seus principais sucessos são: “A Carta” e “Lamento de um Nordestino”, ambos de sua autoria. Músicas que falam da dor e da saudade que sente da família. Sempre que canta, as pessoas se emocionam e choram relembrando seus familiares e sua terra natal.

Além de se destacar com suas próprias composições, tem músicas gravadas por vários artistas do Brasil e até internacional, entre eles: Zé Ramalho, Frank Aguiar, Acácio, Sandro Lúcio, Paulynho Paixão, Marcelo Dantas, Banda Domínio e uma das cantoras mais famosas em Portugal e em grande parte da América Latina, Ana Malhoa.

Em parceria com Paulynho Paixão, tem músicas gravadas por: Guilherme e Santiago, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Areio de Ouro, Grupo Capa de Revista, o próprio Paulynho Paixão e vários outros artistas, inclusive, quase todos seus grandes sucessos, são de sua autoria, motivo este, pelo qual é respeitado entre seus colegas de trabalho e conterrâneos.

A música “Lamento de um Nordestino” já teve mais de 50 regravações e também foi trilha sonora do filme do Frank Aguiar, “Sonhos de um Sonhador”, filme que retrata a sua história.

Todo dia 7 de cada mês, o cantor atende seus fãs pelo telefone das 10h às 18h. O sistema é conhecido como: LINHA DIRETA COM FRANCIS LOPES. O fã liga e ele atende.

Há 15 anos mora em São Caetano do Sul.

Hoje conta com sua própria estrutura de escritório de shows, estúdio de gravação, editora musical e a sede de um fã clube central que tem aproximadamente 30 mil pessoas cadastradas com carteirinhas personalizadas. Conta também com ônibus próprio para fazer seus shows, uma carreta de som no nordeste, um mini-trio e vários carros envelopados com a sua marca, divulgando seu trabalho em grande parte do Brasil.

São 22 anos de carreira, 23 CD’s gravados e 5 DVD’s lançados, vários discos de Ouro e de Platina, mais de 3 milhões de discos vendidos, faz em média 25 shows por mês.

Para 2013 está lançando seu 5º DVD e CD vol.19, intitulado "Show de despedida da dançarina Erisvânia”, ainda conta com a participação especial da dançarina carioca Josy Queiroz, em uma das faixas, “Eu não sou avião, mas vou te levar pro céu”. O projeto traz a balada romântica “Deus protege esse amor”, de Nivardo Paz, Robinho e Antônio Leite, a música “Cada prédio em São Paulo construído tem o sal do suor do nordestino” em parceria com Sebastião Marinho e Andurinha, e várias composições de sua autoria e em parceria com seus velhos parceiros, Cléu Cleyton e Paulynho Paixão. Ainda conta também com a parceria dos novatos Iran Lucas, na música “Caipira Assumido” e João Balai na música “João Balai”. Francis Lopes também regravou “Mudar pra quê? e “Ponto final”, duas músicas de uma das duplas mais conhecidas do Nordeste, Os Nonatos.

Cquote1.svg Tô apostando muito neste novo trabalho, fizemos o máximo para sair bem ao gosto popular e na pegada que tá assolando o Brasil no momento, também estou muito empolgado mesmo é com a música “Deus protege esse amor”, que tá entrando direto nos corações das pessoas que a ouvem. Cquote2.svg
Comentou Francis Lopes

Francis Lopes recebe Medalha Antônio Raposo[editar | editar código-fonte]

Câmara de Osasco, sob iniciativa do Vereador De Paula, realizou Sessão Solene na noite do dia 11 de setembro de 2014, para entrega de Medalha Antônio Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco ao cantor Francis Lopes. 

De acordo com o projeto, o homenageado, que é cantor de forró, nasceu no Estado do Piauí e tem trabalhos sociais voltados à comunidade piauiense em São Paulo, promovendo shows beneficentes.

A Mesa dos Trabalhos da solenidade foi presidida pelo Vereador Toniolo e secretariada pelo Vereador Sebastião Bognar. Também foi composta pelo Vereador De Paula (autor-proponente), Benedito André Costa (Presidente da Associação dos Piauienses do Estado de São Paulo) e pelo cantor Francis Lopes (homenageado).

Na Tribuna da Câmara, fizeram uso da palavra o Vereador De Paula, Vereador Sebastião Bognar, Vereador André Sacco Júnior, Edmilson de Deus (amigo do homenageado), Zé da Lanchonete (amigo do homenageado), Antônio Domingos Soares Cardoso (Presidente da ADM Construtora), Benedito André Costa e o Pastor Júlio Oliveira (Igreja Batista de São Caetano). [1]

DVD Francis Lopes em Simplício Mendes: Um Sonho Realizado[editar | editar código-fonte]

Em 2014 Francis Lopes realiza o sonho de gravar um dvd na sua terra natal, Simplício Mendes, Piauí.[2] [3] [4]

Cerca de 50 mil pessoas marcaram presença na principal praça pública da cidade de Simplício Mendes, no dia 21 de abril, para festejar a gravação do 6º DVD de carreira do conterrâneo Francis Lopes. O Garotinho quente do forró escolheu sua cidade natal para celebrar mais um momento histórico na sua carreira.

O evento também foi um grande presente para a cidade e toda região que acompanharam no mesmo show mais de 30 artistas que fizeram participações especiais. Este novo DVD marca o primeiro trabalho audiovisual de Francis Lopes fora de São Paulo, haja visto, que os cinco registros anteriores foram feitos na terra da garoa.

O show teve a temática do último cd de Francis Lopes intitulado “Os Reis da Vaquejada”, contudo trouxe os artistas que participaram do cd e outros mais para abrilhantar o DVD. Frank Aguiar, Caju & Castanha, Sirano e Sirino, Canina do Forró, Paulynho Paixão, Muleke Doido, Xenhenhem, Tonivan, Amado Edilson, Galego Aboaidor, Maurinho do Acordeon, Chambinho do Acordeon, Mariozan Rocha, Meninos de Barão, Gérson Pinheiro, Samuel Menino de Rua, Elis Marina, João Cláudio Moreno, Dirceu Andrade, Lázaro do Piauí, Odorico Carvalho, Charllys Silva, Piratas do Forró.

Participação no Troca de Família[editar | editar código-fonte]

Troca de Família é um reality show brasileiro exibido pela Rede Record, onde duas famílias trocam de lar durante uma semana e têm que se adaptar a rotina totalmente nova, um desafio de tolerância, jogo de cintura e diversão.

Gretchen foi parar na casa de "Paco" que tem origem búlgaro/romeno, e não conhecia nada da música nordestina. Contudo, Gretchen indicou à Rede Record o Garotinho Quente do Forró para animar uma festa.

Francis Lopes levou todo seu grupo, incluindo as dançarinas, e junto com os participantes do programa cantaram muito forró. Além da participação cantando, Francis Lopes também deu depoimento sobre a família de Gretchen.[5] [6]

Título de Cidadão Paulistano[editar | editar código-fonte]

Em sessão solene na câmara municipal de São Paulo, Francis Lopes recebeu o título de Cidadão Paulistano[7] [8] . Com plenário lotado o cantor piauiense foi ovacionado com a honraria, diante de amigos, familiares, autoridades e fãs. Compuseram a mesa: José Araújo Pinheiro Júnior - Procurador Geral do Ministério Público de Contas do TCE-PI, Vicente Cândido - Deputado Estadual de São Paulo, Zé Lopes - Prefeito de Simplício Mendes, Jorge Mauro - Locutor, e Alfredinho - Vereador de São Paulo que foi o proponente do título.

Jorge Mauro em seu discurso destacou a amizade que tem com Francis Lopes e frisou que é um título merecido por ele fazer história com suas canções que lembram a força do homem lutador do nordeste.

José Araújo Pinheiro Júnior, relembrou o título que recebeu como cidadão de teresinense, "lembro que aconteceu comigo, é muita emoção e você Francis Lopes é um vencedor". Disse.

Vicente Cândido lembrou que a câmara escolhe a dedo cada cidadão que vai homenagear, mas a história de Francis Lopes se funde com a massa nordestina. "Hoje você é nosso cartão de visita, e precisávamos reconhecer esse patrimônio, como todos bons nordestinos hoje você dá exemplo." Enfatizou o deputado.

O irmão e prefeito de Simplício Mendes, Zé Lopes, destacou a presença de muitos familiares, seus pais, irmãos e sobrinhos. Emocionado Zé disse que Francis Lopes é o seu segundo pai, embora seja ele "Zé" mais velho. "Francis Lopes nunca mudou o jeito de ser, e agradeço a São Paulo por ter feito de Francis Lopes um artista de sucesso." Disse Zé Lopes.

O vereador Alfredinho, proponente do título falou que São Paulo é tudo grande, e conquistar esse título é quebrar barreiras, fazer sucesso nem todos conseguem, tudo é um grande desafio. "Me sinto emocionado por falar, mas esse título de Cidadão Paulistano você conquistou merecidamente."

Francis Lopes lembrou da sua trajetória, das dificuldades, do emprego, dos amigos que o ajudaram no início da sua caminhada de sucesso aqui em São Paulo.

Cquote1.svg É um momento que passa um filme, não tem como não se emocionar, lembro de muitas coisas, Estou feliz por ver muitos amigos presentes, minha família, e aos meus pais Pedro Borges e Mariana quero agradecer por ser filho deste casal, e por tê-los aqui neste momento tão especial. Cquote2.svg
Disse emocionado Francis Lopes.

Sob pedidos Francis Lopes cantou as músicas que marcaram sua carreira, "Lamento de um nordestino" e "A carta".

Antes da sessão, o Francis Lopes e família foram recepcionados no gabinete do Vereador Alfredinho. O cantor Iran Lucas homenageou Francis Lopes cantando as músicas "Tocando em frente" de Almir Sater, e "Cidadão" de Zé Geraldo.

Cantando para o ex-presidente[editar | editar código-fonte]

O piauiense Francis Lopes cantou para o ex-presidente Lula durante solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. Lula recebeu o título de cidadão paulistano e o cantor foi escolhido para se apresentar com a canção “Lamento de um Nordestino”.

Francis Lopes disse que será um momento de muita emoção cantar para Lula. “Sem dúvida será inesquecível para mim. Será uma passagem que vai marcar aqui em São Paulo. A primeira foi o show no Olympia, em 2004, depois foi o título de cidadão paulista que recebi em 2010, e agora cantar para o ex-presidente que é o cara mais popular do mundo e é um nordestino com muitas histórias de lutas”, disse Francis Lopes.

A homenagem será realizada cinco dias após os vereadores aprovarem a doação de um terreno na região da Luz para o Instituto Lula.[9]

Francis Lopes & Amigos[editar | editar código-fonte]

Um projeto especial, assim Francis Lopes lança mais um cd voltado para as vaquejadas. O cd é o 20º da carreira do forrozeiro piauiense, e convidou 12 amigos para compor o novo álbum.

Composto por 20 faixas sendo 19 inéditas, Francis Lopes retrata o melhor da vaquejada como na faixa “O Vaqueiro e a Rosa” onde faz um dueto singular com o cantor Sirano. Seu próximo amigo convidado é Buscapé vocalista da banda Arreio de Ouro, que interpreta com Francis a música “Vaqueiro Afamado”.

A vaquejada mistura com a embolada e nada melhor para fazer esta fusão do que os reis da embolada Caju & Castanha, na canção “Sou nordestino e não nego”. Caninana do Forró, os dos artistas de destaque no nordeste na atualidade, abrilhantou a faixa “Nordestino Brasileiro”. Os dois grandes nomes do Piauí voltaram a se juntar em mais uma canção, Frank Aguiar e Francis Lopes dão notoriedade a música “Tô Estourado”.

Com Marcos Silva, cantor da banda Moleke Doido, Francis Lopes entoa “Cara a Cara (Dêrundêrundê). Um verdadeiro clássico de vaquejada é esta grande parceria de Francis Lopes e Amado Edilson com a música “Tião (Cabra Sofredor)”. Em “Mulher Fingida” Francis Lopes convidou William Silva da Banda 100 Parêa.

“Festa de Cavalgada” Francis Lopes faz dueto com o conterrâneo piauiense Marcelo Dantas. O Garotinho Quente do Forró faz uma dedicatória na música “Parque Nina Alencar” com seu colega Nanan Lima. A única regravação do CD está na música “Caboclo Encorajado”, com Francis Lopes e Galego Aboiador.

Além das parcerias, Francis Lopes também interpreta algumas faixas solo, como “Vida Sofrida”, “Rei da Vaquejada”, “Eu e meu cavalo branco”, “Eu sou feliz no Piauí”. Em “Comentários sobre o Piauí” exalta as belezas do estado do Piauí, a família Lopes, suas memórias de infância, a vida sofrida da roça.

Como todo álbum cabe o espaço para a música romântica e neste cd Francis reservou a faixa “Sonhando me Apaixonei”. Sua companheira Ketly Divina interpreta solo a música “Mulher de Gado”.

O novo trabalho sairá pra todo Brasil em outubro de 2013.[10]

Citações[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Se você mora distante de sua família, não passe muito tempo sem visitá-la. Pois os passos mais bem dados de nossas vidas, são os que damos em direção aos nossos pais. Cquote2.svg
Francis Lopes ao falar da família
Cquote1.svg Sem dúvida será inesquecível para mim. Será uma passagem que vai marcar aqui em São Paulo. A primeira foi o show no Olympia, em 2004, depois foi o título de cidadão paulista que recebi em 2010, e agora cantar para o ex-presidente que é o cara mais popular do mundo e é um nordestino com muitas histórias de lutas. Cquote2.svg
Francis Lopes homenageando o ex-presidente Lula

Discografia[editar | editar código-fonte]

CD's[editar | editar código-fonte]

  • 1990 Francis Lopes Vol. 1
  • 1993 Francis Lopes Vol. 2
  • 1996 Francis Lopes Vol. 3 Se Errou Tem Que Pagar
  • 1998 Francis Lopes Vol. 4 Ao Vivo - O Garotinho Quente do Forró
  • 1999 Francis Lopes Vol. 5 O Garotinho Quente do Forró II
  • 2000 Francis Lopes Vol. 6 O Garotinho Quente do Forró III
  • 2001 Francis Lopes Vol. 7 Ao Vivo
  • 2002 Francis Lopes Vol. 8
  • 2002 Francis Lopes Vol. 9 Ao Vivo
  • 2003 Francis Lopes Vol. 10
  • 2004 Francis Lopes Vol. 11 Ao Vivo no Olympia
  • 2005 Francis Lopes Vol. 12
  • 2006 Francis Lopes Especial Para as Mães
  • 2006 Francis Lopes Vol. 13 Ao Vivvo
  • 2007 Francis Lopes Vol. 14 Ao Vivo
  • 2008 Techno Brega Vol. 2
  • 2008 Francis Lopes Vol. 15
  • 2008 Francis Lopes Canta Forró e Vaquejada
  • 2009 Francis Lopes Vol. 16
  • 2010 Francis Lopes Vol. 17 Forró e Vaquejada Ao Vivo
  • 2011 Francis Lopes Vol. 18 Forró e Vaquejada
  • 2012 Francis Lopes Vol. 19 Ao Vivo em São Caetano
  • 2013 Francis Lopes & Amigos - Os Reis da Vaquejada

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

  • 2002 25 Sucessos
  • 2002 Acústico
  • 2005 As 20 Melhores
  • 2005 Techno Brega

CD's Promocionais[editar | editar código-fonte]

  • 2009 Gospel
  • 2007 Canta Gonzagão
  • 2009 As 20 Melhores Vol. 2

DVD's[editar | editar código-fonte]

  • 2004 Francis Lopes Ao Vivo no Olympia
  • 2006 Francis Lopes Vol. 2 Ao Vivo
  • 2007 Francis Lopes Vol. 3 Ao VIvo
  • 2010 Francis Lopes Vol. 4 Forró e Vaquejada Ao Vivo
  • 2012 Francis Lopes Vol. 5 Ao Vivo em São Caetano do Sul
  • 2014 Francis Lopes & Convidados

DVD's Promocionais[editar | editar código-fonte]

  • 2009 Francis Lopes Canta Gonzagão, Forró e Vaquejada
  • 2009 Francis Lopes As Melhores

Filmografia[editar | editar código-fonte]

  • Vidas Opostas do cineasta Thico Almeida

Referências

  1. Francis Lopes é homenageado pela Câmara Municipal de Osasco. Visitado em 22 de outubro de 2014.
  2. Gravação do 6º DVD “Os Reis da Vaquejada” um sonho realizado. Visitado em 30 de abril de 2014.
  3. [[citar web|url=http://www.portalaz.com.br/noticia/municipios/292948_gravacao_do_dvd_de_francis_lopes_reune_50_mil_em_simplicio_mendes.html%7Ctitulo=Gravação do DVD de Francis Lopes reúne 50 mil em Simplício Mendes|acessodata=30 de abril de 2014}}
  4. natal, com 50 mil pessoas. Visitado em 30 de abril de 2014.
  5. Francis Lopes participa do reality show troca de família da Rede Record. Visitado em 19 de janeiro de 2014.
  6. Gretchen participa do troca de família. Visitado em 19 de janeiro de 2014.
  7. Forrozeiro Francis Lopes é mais novo Cidadão Paulistano. Visitado em 8 de julho de 2012.
  8. Francis Lopes Cidadão Paulistano. Visitado em 10 de julho de 2012.
  9. Piauiense cantará para Lula na Câmara dos vereadores de SP. Visitado em 14 de dezembro de 2013.
  10. Francis Lopes reuni amigos em novo CD “Os Reis da Vaquejada”. Visitado em 14 de dezembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.