Francisco Ascaso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Ascaso Abadía
Nascimento 1 de Abril de 1901
Espanha Huesca (Espanha)
Morte 20 de Julho de 1936 (aos 35 anos)
Barcelona (Espanha)

Francisco Ascaso Abadía. (19011936), militante ilegalista, membro do coletivo Los Solidarios', anarcossindicalista aragonês membro da CNT e e combatente republicano na Guerra Civil Espanhola.

Padeiro e camareiro, aderiu à Confederação Nacional do Trabalho após ter integrado o grupo de ação direta chamado "Los Justiceros". Chega a Barcelona em 1922, onde o grupo do qual também faziam parte Durruti, Ricardo Sanz, Antonio Ortiz, Juan García Oliver e Gregorio Jover Cortés, passa a se chamar "Los Solidarios". Engajado em ações violentas o grupo tinha como foco assassinos contratados por empresários para assassinar anarquistas e sindicalistas, e seus mandantes os próprios empresários. Além disso participou de diversos assaltos a bancos, financiando a criação de diversos sindicatos.

Lápide de Francisco Ascaso no cemitério de Montjuïc.

Em 1923, com a ditadura de Primo de Rivera, Ascaso e alguns de seus companheiros se exilam na França. De lá Ascaso e Durruti, são perseguidos pelas autoridades, continuam fugindo para América onde participam em outras atividades solidárias junto com anarquistas argentinos. De volta a França após dois anos, Ascaso e Durruti são detidos em 25 de Junho de 1926, acusados de preparar um atentado contra o rei da Espanha, Alfonso XIII em visita a París; finalmente, diante da falta de provas, e graças a uma massiva campanha organizada por anarquistas franceses, são liberados, e expulsos do país onde lhes é também negada a residência. Os governos da Bélgica, Alemanha, Suíça e outros países europeus apressaram-se em fazer o mesmo e proibiram a permanência de ambos em seus territórios.

Ascaso permaneceu clandestinamente na França, até que em 1931 é proclamada a II República, regressou a Espanha e fundou o grupo de ação direta "Nosotros" de postura mais radical que a FAI. Participou ativamente das insurreições anarquistas dos primeiros anos da república e, em 1932 foi detido novamente e deportado para as colônias espanholas na África. Em 1933 reapareceu em Sevilha, onde foi detido uma vez mais. Ao começar o ano de 1934 foi nomeado secretário geral do Comitê Regional da CNT de Catalunha.

Com o início da Guerra Civil Espanhola se encontrava em Barcelona onde, a frente dos militantes da CNT saiu a combater o levante franquista de orientação fascista. Morreu em 20 de Julho de 1936 durante o assalto ao quartel das Atarazanas.

O município alicantino de San Juan de Alicante foi conhecido durante a guerra civil como "Vila Ascaso" ainda que este nome, ao que tudo indica, não chegou a ser aprovado oficialmente.

Ver também

Ligações externas

Predefinição:Portal-anarquia

Predefinição:Anarquismo2

Predefinição:Libertários

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um anarquista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.