Francisco, Duque de Cádis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Francisco I da Espanha)
Francisco
Duque de Cádis
Francisco, Duque de Cádis
Rei Consorte da Espanha
Reinado 10 de outubro de 1846
a 30 de setembro de 1868
Predecessora Maria Cristina das Duas Sicílias
Sucessora Maria Vitória dal Pozzo
 
Nascimento 13 de maio de 1822
  Aranjuez, Espanha
Morte 17 de abril de 1902 (79 anos)
  Épinay-sur-Seine, França
Sepultado em Mosteiro e Sítio do Escorial, San Lorenzo de El Escorial, Espanha
Nome completo  
Francisco de Assis Maria Fernando
Esposa Isabel II da Espanha
Descendência Isabel, Princesa das Astúrias
Afonso XII de Espanha
Maria do Pilar de Espanha
Maria da Paz de Espanha
Eulália de Espanha
Casa Bourbon
Pai Francisco de Paula da Espanha
Mãe Luísa Carlota das Duas Sicílias
Religião Catolicismo

Francisco de Assis Maria Fernando de Bourbon (Aranjuez, 13 de maio de 1822Épinay-sur-Seine, 17 de abril de 1902) foi o marido da rainha Isabel II e Rei Consorte da Espanha de 1846 até 1868. Era filho do infante Francisco de Paula da Espanha e da princesa Luísa Carlota das Duas Sicílias.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O infante Francisco de Assis na infância (Bernardo López Piquer, c. 1832).

Francisco de Assis Maria Fernando era o terceiro filho, segundo menino, do infante Francisco de Paula da Espanha, filho de Carlos IV, e da princesa Luísa Carlota das Duas Sicílias. Nascido em Aranjuez, onde se encontrava a corte nesse momento, foi batizado no mesmo dia no oratório do palácio. Foi nomeado em honra de São Francisco de Assis.[1]

O historiador Pierre Luz o definira desta maneira: "Francisco de Assis pertence a esta categoria de homens bem determinados, que somente se encontra um representante ilustre da Casa de Bourbon, o irmão de Luís XIV. Pequeno, delgado, de gesto efeminado, de voz esganiçada e andar de boneca mecânica. Na intimidade o povo o chamava de Paquita, Doña Paquita, Paquita Natillas o Paquito Mariquito. Ele gostava dos banhos, dos perfumes, das joias e das telas finas."[2]

Consorte de Espanha[editar | editar código-fonte]

Com a junção de política e dinastia, Francisco foi forçado a unir-se em matrimônio com a sua prima, a jovem rainha Isabel II de Espanha. Eles eram primos em primeiro grau, porque seus pais, o Infante de Espanha Dom Francisco de Paula e o Rei Fernando VII de Espanha, eram irmãos. A escolha de Francisco como cônjuge de Isabel II foi descartada após novas nomeações; o marido da rainha devia pertencer à aristocracia mas não deveria estar na linha de sucessão a tronos de outras Casas reais.

O casamento foi realizado no dia 10 de outubro de 1846, na capela do Palácio Real de Madrid, em conjunto com o casamento da Infanta Dona Luisa Fernanda de Bourbon (irmã de Isabel II), com Antônio, duque de Montpensier. No mesmo dia, ele recebeu o tratamento de Sua Majestade e o título honorífico de rei consorte, para além do posto de capitão-general dos exércitos e Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro.

Reinado[editar | editar código-fonte]

O governo de Isabel II e Francisco de Assis foi uma disputa eventual, ao qual foram acrescentadas as intrigas constantes, esquemas, conspirações, tramas e uma variedade de truques com a única finalidade de usurpar a coroa. Rimas e piadas são bem conhecidas à custa da suposta homossexualidade do rei, que foi apelidado de "Paquita" - algumas das quais foram publicadas em panfletos e jornais oficiais da época e que sobreviveram até aos dias de hoje.

Grande problema há na Corte
Descobrir se o Consorte real
quando vai ao banheiro
urina em pé ou sentado.[3]

A alusão ao rei urinar sentado é baseada em dados reais, porque Francisco de Assis sofreu de hipospádia,[4] uma malformação da uretra: não tinha nenhum furo de saída da glande, porém no eixo, e isso impediu-o de urinar de pé.

Por motivos óbvios e também devido à sua impulsividade, a rainha viveu romances sucessivos que ajudaram a azedar o clima político, especialmente após a Revolução de 1868 (La Gloriosa). Enquanto escritores contemporâneos tentavam compreender a vida pessoal da rainha num casamento infeliz e cheio de pressões na vida palaciana, os políticos da oposição tomaram esta circunstância para usá-la como uma arma. O mito é construído sobre uma rainha ninfomaníaca, ridicularizando a soberana e colocando-a mais longe de seu povo.[5]

Da mesma forma, o fanatismo religioso extremo da rainha Isabel, sob a influência de sua mentora espiritual, a Irmã Patrocínio de São José, bem como questões políticas, contribuíram de uma forma ou de outra para difamar e desacreditar o reinado de Isabel II.

Tendo que resistir, de enfrentar e lidar com a revolução de 1854, o Rei conseguiu salvar seu trono para chamar de volta o governo do general Baldomero Espartero. Mas em 1856, Francisco e Isabel II sentiam-se muito seguros no trono, com o apoio de Leopoldo O'Donnell.

Exílio e restauração da monarquia[editar | editar código-fonte]

Vista frontal do Palácio Real de Riofrio.

No dia 7 de julho de 1868 começa a Revolução espanhola, conduzida, dirigida e comandada por Juan Prim e Antônio de Orléans, Duque de Montpensier, com o único propósito de destituir e usurpar a coroa de Isabel II, embora os reis fossem parentes de sangue do Duque. A família real foi para o exílio, estabelecendo-se em Paris. Em 1870, Isabel II abdicou a favor de seu filho o futuro Rei Afonso XII de Espanha.

Restaurada a monarquia, durante o reinado de seu filho Afonso XII, Francisco de Assis de Bourbon voltou a Espanha e se estabeleceu no Palácio de Riofrio, na Segóvia. Ele morreu na França, em 17 de abril de 1902, e foi sepultado quatro dias depois, no Mosteiro e Sítio do Escorial, ao lado de sua esposa, a rainha Isabel II.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Do casamento com sua prima Isabel nasceram doze crianças, mas somente cinco delas sobreviveram. Seus filhos foram:[6]

  • Luís Fernando de Bourbon (20 de maio de 1849), natimorto.
  • Fernando Francisco de Bourbon (11 de julho de 1850), faleceu cinco minutos após o nascimento.[7]
  • Isabel de Espanha, Princesa das Astúrias (20 de dezembro de 1851 - 23 de abril de 1931), Infanta da Espanha, foi duas vezes Princesa das Astúrias, popularmente chamada de "La Chata", casada com o príncipe Caetano, Conde de Girgenti, eles não tiveram filhos.
  • Maria Cristina de Bourbon (5 de janeiro de 1854 - 7 de janeiro de 1854), falecida com dois dias de vida.[8]
  • Margarida de Bourbon (23 de setembro de 1855 - 24 de setembro de 1855), nascida prematura e falecida com apenas um dia de vida.
  • Francisco de Assis de Bourbon (21 de dezembro de 1856), natimorto.
  • Afonso XII de Espanha (28 de novembro de 1857 - 25 de novembro de 1885), Rei de Espanha.
  • Maria da Conceição de Bourbon (26 de dezembro de 1859 - 21 de outubro de 1861), falecida com quase dois anos de idade.
  • Maria do Pilar de Bourbon (4 de junho de 1861 - 5 de agosto de 1879), morreu prematuramente de apreensões aos 18 anos.
  • Maria da Paz de Bourbon (23 de junho de 1862 - 4 de dezembro de 1946), casou-se com seu primo, o Príncipe Luís Fernando da Baviera e tiveram filhos.
  • Eulália de Espanha (12 de fevereiro de 1864 - 8 de março de 1958), casou-se com seu primo Antônio, Duque de Galliera e tiveram filhos.
  • Francisco Leopoldo de Bourbon (24 de janeiro de 1866 - 14 de fevereiro de 1866), falecido com três semanas de idade.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «La Serma. Sra. Infanta Doña Luisa Carlota ha dado á luz un robusto niño, y por este motivo se ha mandado que la corte se vista de gala sin uniforme por tres días.» (PDF). Gaceta de Madrid. 15 de maio de 1822 
  2. Luz, Pierre (1937). Isabel II, Reina de España,. [S.l.]: Juventud. p. 121. ISBN 9788426155047 
  3. Antonio Fraguas de Pablo, Forges, Historia de aquí.
  4. Cervera, César (5 de maio de 2015). «¿Quién era el auténtico padre de Alfonso XII?». ABC. Consultado em 27 de fevereiro de 2016 
  5. (Gil Blas, 14-1-1865). Fuente: Revista Política, nº 57, mayo-junio de 2005.
  6. Campo, Carlos Robles do (2009). «Los Infantes de España tras la derogación de la Ley Sálica (1830)» (PDF) (12). Anales de la Real Academia Matritense de Heráldica y Genealogía. pp. 329–384. ISSN 1133-1240. Consultado em 19 de agosto de 2019 
  7. Genealogía de la dinastía Borbón: http://genealogy.euweb.cz/capet/capet42.html#FdA
  8. Genealogía de la dinastía Borbón: http://genealogy.euweb.cz/capet/capet42.html
  9. «Antepasados de Francisco de Asís de Borbón». Consultado em 29 de dezembro de 2019 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Francisco, Duque de Cádis
Francisco, Duque de Cádis
Casa de Bourbon
Ramo da Casa de Capeto
15 de maio de 1822 – 17 de abril de 1902
Precedido por
Maria Cristina das Duas Sicílias

Rei Consorte da Espanha
10 de outubro de 1846 – 30 de setembro de 1868
Sucedido por
Maria Vitória dal Pozzo
Ícone de esboço Este artigo sobre um rei da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.