Francisco Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outras pessoas com este nome, veja Francisco Lopes (desambiguação).
Francisco Lopes
Deputado à Assembleia da República por Setúbal
Período 10 de março de 2005
30 de outubro de 2019
Dados pessoais
Nome completo Francisco José de Almeida Lopes
Nascimento 29 de agosto de 1955 (68 anos)
Vila Cova de Alva, Arganil, Portugal
Nacionalidade Portugal português
Profissão Electricista
Ocupação Político

Francisco José de Almeida Lopes (Vila Cova de Alva, Arganil, 29 de agosto de 1955) é um eletricista e político português.

Militante comunista desde 1974, frequentou a Escola Industrial Marquês de Pombal e o Instituto Industrial de Lisboa (atual Instituto Superior de Engenharia), onde participou no movimento estudantil de contestação à ditadura. Em 1973 participou no III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, e na campanha eleitoral para a Assembleia Nacional, de Outubro desse ano.

Pintura mural no Porto.

Militou também na União dos Estudantes Comunistas, a ala estudantil do Partido Comunista Português (PCP). Empregado na Applied Magnetics, foi membro da respetiva Comissão de Trabalhadores, colaborando com o Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Foi designado membro do Comité Central do PCP em 1979, chegando à Comissão Política e ao Secretariado em 1990. Foi eleito deputado à Assembleia da República, pelo círculo de Setúbal, em 2005.[1] Candidato às eleições presidenciais de 2011, com o apoio do PCP e do Partido Ecologista "Os Verdes",[2] alcançou um resultado de cerca de 7%.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]