Francisco Macedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o político piauiense, veja Francisco Luís de Macedo. Para o político sergipano, veja Francisco de Araújo Macedo.
Francisco Macedo
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Francisco Macedo
Bandeira
Brasão de armas de Francisco Macedo
Brasão de armas
Hino
Lema Construindo uma nova história
Gentílico francisco-macedense
Localização
Localização de Francisco Macedo no Piauí
Localização de Francisco Macedo no Piauí
Localização de Francisco Macedo no Piauí
Francisco Macedo está localizado em: Brasil
Francisco Macedo
Localização de Francisco Macedo no Brasil
Mapa
Mapa de Francisco Macedo
Coordenadas 7° 19' 51" S 40° 47' 16" O
País Brasil
Unidade federativa Piauí
Municípios limítrofes Padre Marcos, Jaicós, Marcolândia, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí
Distância até a capital 334 km km
História
Fundação 14 de dezembro de 1995 (28 anos)
Administração
Prefeito(a) Adeilson Antão de Carvalho (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 117,317 km²
População total (IBGE/2015[2]) 3 097 hab.
Densidade 26,4 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 360 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,545 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 9 514,756 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 4 102,96
Sítio franciscomacedo.pi.gov.br (Prefeitura)

Francisco Macedo é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º19'50" sul e a uma longitude 40º47'18" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 2.450 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

Francisco Macedo teve origem com a chegada da família do Sr. Joaquim Antão de Carvalho, neto da Sra. Bárbara de Alencar, que se instalou as margens do Rio Curimatá, onde criou a Fazenda Canabrava, nome este que perdurou por várias décadas, em 1958 foi elevado a categoria de Povoado por meio da Lei nº. 8.410. Só a partir do ano de 1995, com o desmembramento e emancipação política, quando então a antiga Canabrava deixou de fazer parte do município de Padre Marcos, tornando-se independente, passou a se chamar Francisco Macedo, nome dado em homenagem ao médico e ex-prefeito daquela cidade, Francisco Luís de Macedo.

Localização[editar | editar código-fonte]

O município esta localizado na Micro Região do Alto Médio Canindé, no Centro Sul do Estado do Piauí, com uma área de 152 km, limitando-se ao Norte com Alegrete do Piauí, ao Sul com Padre Marcos, ao Leste com Marcolândia e Caldeirão Grande do Piauí e ao Oeste com Padre Marcos. Sua população atualmente é de 3.097 habitantes. Encontra-se situado no polígono da seca no semi-árido piauiense, uma região com baixa precipitação pluviométrica e distribuição irregular das chuvas, apresentando um Clima Tropical Megatérmico, com pouca umidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia municipal baseia-se no comércio varejista, da renda do funcionalismo público e de aposentados e pensionistas do INSS. Outra fonte de renda é a agricultura de subsistência, destacando-se o cultivo de feijão, milho abóbora e amendoim. Quanto à pecuária, destaca-se a criação de gado em pequenas propriedades e pesca. Outros segmentos em destaque são a ovinocaprinocultura e a avicultura.

Em consequência de o Município estar localizado na região do semiárido, a economia torna-se restrita devido à escassez de chuvas, limitando a produção agrícola em larga escala e afetando também a criação dos rebanhos, causando, assim, um forte impacto na convivência no semiárido. Como possibilidades de convivência no semiárido, é necessário desenvolver técnicas alternativas para o desenvolvimento de ações autossustentáveis, como construção de cisternas para o armazenamento de água e a perfuração de poços artesianos para atender o consumo humano, de animais e o cultivo de pequenas hortas familiares. Devido ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, que é de 0,545%, no tocante ao aspecto social o Município vem desenvolvendo várias ações para sanar as desigualdades sociais . Como forma de minimizar a carência social e aumentar a renda familiar, o Município vem oferecendo periodicamente cursos de aperfeiçoamento profissional nas áreas de: culinária, corte-costura, artesanato, manicura e cabeleireiro.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Quanto à saúde, o Município estruturou a Secretaria de Saúde por onde desenvolve todos os programas veiculados a área e para o atendimento da população. O Município dispõe de duas Equipes do PSF – Programa de Saúde da Família, oito Agentes Comunitários de Saúde, três Médicos, um Odontologo e nove Auxiliares de Enfermagem, um Centro de Saúde, uma Farmácia Básica para a distribuição de medicamentos gratuitos, cinco ambulâncias para o deslocamento de pacientes para outras cidades. Ademais, mantém convênios com Laboratórios de Analises Clinicas, Radiológicas e Oftalmológicas, além de doações de óculos, no Município de Picos e na capital Teresina, onde disponibiliza uma casa de apoio para receber as pessoas doentes e carentes que estejam em tratamento de saúde.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Como meios de comunicação o Município dispõe dos serviços de Telefonia Fixa e móvel, Internet, Serviços Postais, recebendo Sinais Convencionais de Televisão. Como não dispõe de Serviços de Radio Comunitário no município, utiliza para divulgação os serviços das rádios das cidades de Alegrete, Padre Marcos e Araripina no Estado do Pernambuco.

Educação[editar | editar código-fonte]

No segmento educacional, o município de Francisco Macedo pertence à 16ª GRE – Gerência Regional de Educação, com sede na cidade de Fronteiras. O município conta com 4 estabelecimentos educacionais, sendo 3 na Zona Urbana com 501 alunos e 1 na Zona Rural com 273 alunos.

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.