Franja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma modelo com franja (esquerda), e outra sem

A franja é um estilo de penteado que consiste em uma porção de cabelo que é cortada mais curta e posicionada de forma a cair sobre a testa. Geralmente, ela é usada para enquadrar o rosto e realçar características faciais, adicionando um toque de estilo e personalidade ao visual. A versatilidade da franja permite diversas variações, desde as mais curtas e retas até aquelas mais longas e despojadas, proporcionando opções para diferentes tipos de rosto e estilos pessoais. Além de seu aspecto estético, a franja também pode ser adotada para suavizar a linha do rosto, criar um efeito de moldura e até mesmo disfarçar determinadas características. É um elemento popular na moda capilar, frequentemente adotado por pessoas que buscam uma mudança sutil, mas impactante, em seu visual.

Após um período em que as franjas foram muitas vezes rotuladas como "bregas" e ficaram discretas no mundo da moda capilar, elas estão agora experimentando um renascimento e voltando com grande destaque. Esse retorno triunfante das franjas é evidenciado pelo fato de que, atualmente, nove entre dez celebridades já incorporaram esse estilo em seus cabelos, exibindo visuais que são verdadeiramente impecáveis e cheios de personalidade.

A musa egípcia Cleópatra, conhecida por sua inteligência, charme e habilidades políticas, já reconhecia o poder de sedução das franjas em sua época. Sua imagem refinada e delicada, combinada com a escolha desse elemento capilar, não apenas ressaltava sua beleza, mas também desempenhava um papel estratégico em seu impacto sobre aqueles ao seu redor. Cleópatra, uma mulher forte e influente, utilizava sua presença marcante e cativante para moldar o destino de Roma, exercendo influência sobre líderes políticos e conquistadores.

O poder de sedução das franjas é tão notável que transcendeu até mesmo as páginas da história, sendo recriado de maneira impressionante pela atriz Elizabeth Taylor ao interpretar Cleópatra nas telas de cinema. A lendária representação de Taylor no filme de 1963 não apenas arrebatou corações ao redor do mundo, mas também teve um impacto pessoal significativo em sua vida, pois ela conquistou o coração do galã Richard Burton, que desempenhou o papel de Marco Antônio na produção.

“As franjas fazem as mulheres adquirirem ares marotos, quase infantis e isso ativa o imaginário e o ideal dessas épocas”, explica a professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina, Mitsuko Shitara. A explicação da professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina, Mitsuko Shitara, sobre o efeito das franjas nas mulheres é intrigante. Segundo ela, as franjas têm a capacidade de conferir às mulheres uma aura travessa, quase infantil, ativando assim o imaginário e o ideal dessas épocas específicas.

Na vibrante década de 20, as franjas ressurgiram como um elemento ousado e marcante na moda capilar. A atriz do cinema mudo Louise Brooks, com sua icônica imagem, contribuiu significativamente para popularizar esse estilo. Ela exibia cabelos cortados na altura do queixo, adornados por franjas que eram elegantemente lisas. Esse corte de cabelo tornou-se uma verdadeira febre e veio a representar um estilo irreverente, marcando a época conhecida como os "Loucos Anos 20".

As melindrosas, representantes da ousadia e da liberdade durante os "Loucos Anos 20", também foram entusiastas na adoção das franjas como parte integrante de seu estilo revolucionário. Apesar de não serem conhecidas por sua comportabilidade, essas mulheres jovens e modernas encontraram nas franjas uma maneira de expressar ainda mais sua rebeldia e individualidade. O contraste entre a atitude destemida das melindrosas e a escolha de franjas adicionava um toque de irreverência ao visual..

A famosa "bonequinha de luxo", Audrey Hepburn, desempenhou um papel fundamental na popularização das franjas durante os anos 50, influenciando massivamente a moda da época. A atriz icônica, conhecida por sua elegância e estilo atemporal, incorporou as franjas em seus principais filmes, tornando-as um elemento de destaque em suas produções cinematográficas. O visual refinado e sofisticado de Audrey Hepburn com franjas contribuiu para que esse estilo se tornasse sinônimo de glamour e charme.

Os anos 60 foram marcados pelo glamour das franjas, e a icônica Brigitte Bardot desempenhou um papel significativo ao popularizar esse estilo durante a década. Bardot, conhecida por sua beleza cativante e atitude despojada, exibia franjas com um corte mais assimétrico, refletindo a tendência moderna da época. O visual contemporâneo e elegante de Bardot com franjas contribuiu para solidificar esse estilo como uma escolha popular e estilosa nos anos 60.

Nos efervescentes anos 80, as franjas continuaram a fazer sua presença notável, especialmente nas cabeças dos ícones da criançada, como Xuxa, Angélica, Mara Maravilha e as paquitas. Esse período foi caracterizado por visuais vibrantes e ousados, e as franjas tornaram-se um elemento divertido e popular entre as personalidades infantis da televisão brasileira. As figuras carismáticas dessas artistas contribuíram para que as franjas se tornassem um símbolo de estilo na cultura pop brasileira durante os anos 80.

Finalmente chega um novo século e as mulheres fizeram uma releitura do corte – agora, as franjas dão ar de jovialidade e as fazem “lolitas” e mulheres fatais, com franjão “pega-rapaz”.A franja ocorre naturalmente em muitos estilos de cortes de cabelo curtos. A franja combinada com cabelo comprido nas laterais e na nuca foi introduzida como estilo de corte feminino por Ziryab, um divulgador de novos modos culturais na Espanha Islâmica do século IX que gerenciava um salão de beleza próximo à alcáçova de Córdova,Tambem existe atualmente franjas que se reproduz em roupas para dar-se um toque especial a ela onde encontra-se maior volume e desenvoltura a roupa.[1]

Referências

  1. Lebling Jr., Robert W.; MacDonald, Norman. «Flight of the Blackbird» (em inglês). Saudi Aramco World. Consultado em 15 de julho de 2010 

www.terra.com.br

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.