Frank Lloyd Wright Home and Studio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frank Lloyd Wright Home and Studio
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Frank Lloyd Wright Home and Studio está localizado em: Illinois
Localização: Forest Avenue, 428 e Chicago Avenue, 951, Oak Park
 Illinois
 Estados Unidos
Coordenadas: 41° 53′ N 87° 47′ W
Construído/Fundado: 1889 (125 anos)
Arquiteto: Frank Lloyd Wright
Adicionado ao NRHP: 14 de setembro de 1972 (42 anos)
Nomeado NHL: 7 de janeiro de 1976 (38 anos)
Registro NRHP: 72000456

Frank Lloyd Wright Home and Studio na Chicago Avenue, 951 em Oak Park, Illinois, é a denominação pela qual são conhecidos a primeira casa e estúdio do arquiteto americano Frank Lloyd Wright. O edifício foi restaurado pelo Frank Lloyd Wright Preservation Trust para o projeto original de 1909, o úlmo ano em que Frank Lloyd Wright lá morou com sua família.[1] Frank Lloyd Wright comprou a propriedade e construiu a casa em 1889 com um empréstimo de cinco mil dólares de Louis Sullivan, seu patrão na epoca.[1] Wright tine 22 anos e acabara de casar-se com Catherine Tobin. Os Wright criaram seus seis filhos nesta casa.[1] O edifício entrou no registro americano de lugares históricos National Register of Historic Places em 1972 e foi declarado marco histórico dos Estados Unidos, National Historic Landmark, quatro anos mais tarde.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Quarto de brinquedos dos filhos

A estrutura original de 1889 era bastante pequena. A residencia foi amplamente reformada em 1895, quando entre outras mudanças a cozinha foi ampliada e convertida transformou-se em uma sala de jantar, o berçário do andar superior foi expandido para servir às atividades diárias de Catherine, e o quarto de brinquedos e uma cozinha nova foram adicionados à parte posterior da casa.[1] Uma segunda grande ampliação aconteceu em 1898, quando o estúdio e o corredor de acesso foram construídos.[1] No estúdio, Frank Lloyd Wright e arquitetos associados como Walter Burley Griffin e o escultor Richard Bock desenvolveram a Prairie School of Architecture e projetaram muitas edifícios notáveis, incluindo-se a Robie House, o Unity Temple, a Laura Gale House, e o Larkin Administration Building.[3] Após 1909, o estúdio foi convertido em uma residência para sua esposa e as crianças mais novas. Mais tarde, o prédio transformou-se em um edifício de apartamentos. Em 1974, a construção foi adquirida pelo fundo americano para a preservação histórica, National Trust for Historic Preservation e a restauração que durou treze anos começou.[4]

A casa e o estúdio foram a declarados marco histórico americano, National Historic Landmark, em 1976, e receberam o prêmio National Honor Award do American Institute of Architects. Atualmente é propriedade do National Trust for Historic Preservation e é mantido e operado como um museu pelo Frank Lloyd Wright Preservation Trust.[1] Em todo mês de maio maio, o fundo organiza visitas à esta casa e diversas outras propriedades privadas construídas pelo arquiteto nas redondezas. A primeira residência de Frank Lloyd Wright situa-se em um de três distritos históricos de Oak Park, Illinois. Encontra-se especificamente no distrito histórico de arquitetura da Prairie School, Prairie School of Architecture Historic District, que inclui 27 construções projetadas por Wright, assim como outros edifícios históricos e arquitetonicamente significativos.

Esculturas[editar | editar código-fonte]

A maioria das esculturas no exterior da edifício foram projetadas por Richard Bock, amigo e colaborador Wright. Estas incluem as duas figuras de pedra que flanqueiam a entrada do estúdio, que retratam um homem que se agacha liberta-se do solo abaixo. Bock também desenhou os capiteis na galeria externa do estúdio que reproduzem a árvore de vida, o livro do conhecimento, um projeto arquitetônico enrrolado, e duas cegonhas representando a sabedoria e a fertilidade. Também havia muitas esculturas no no interior do edifício as quais enriqueciam e constrastavam com a decoração anti-vitoriana. Estes objetos incluiam um frizo do Altar de Pérgamo e diversos tamanhaos da Vitória de Samotrácia, bem como um busto de Beethoven.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f Abernathy, Ann; John G. Thorpe. The Oak Park Home and Studio of Frank Lloyd Wright. [S.l.]: The Frank Lloyd Wright Preservation Trust, pp.4, 5, 33, 44, 46.-(1988). ISBN 0-945635-00-1.
  2. Frank Lloyd Wright Home & Studio, NHL Database, National Historic Landmarks Program. Retrieved 20 February 2007.
  3. Robert C. Twombly, Frank Lloyd Wright: His Life and His Architecture. Consulted on August 14, 2007.
  4. Frank Lloyd Wright Preservation Trust, ed. Zarine Weil. "Building A Legacy: the Restoration of Frank Lloyd Wright's Oak Park Home and Studio. San Francisco, CA : Pomegranate, 2001.
  5. Frank Lloyd Wright Preservation Trust, Ed. Zarine Weil. "Building a Legacy : the Restoration of Frank Lloyd Wright's Oak Park Home and Studio." San Francisco, CA : Pomegranate, 2001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Frank Lloyd Wright Home and Studio
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Registro Nacional de Lugares Históricos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.