Franquia virtual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Maio de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Franquia. (desde agosto de 2013)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

Franquia virtual, e-franquia ou E-franchising (inglês) - um modelo inovador de franquia de lojas virtuais

Neste modelo, o grande diferencial é a desburocratização dos processos. A estrutura de atendimento ao cliente, tecnologia da informação, P&D de produto, estocagem, cobrança, entrega do pedido são providas pela franquiadora.

Assim, o franqueado tem apenas uma preocupação: Conquistar clientes para sua loja.

Um grande benefício deste modelo de negócio é o baixo investimento inicial. Em alguns caso, um investimento de R$ 3,5 mil é possível iniciar com uma loja pronta, e o retorno financeiro (ROI) pode ser imediato, variando de seis e doze meses.

Uma outra grandes vantagem neste modelo de negócio é que o franquiado fica isenção de taxas de royalties e publicidade.

O processo de compra deste modelo de negócio funciona da seguinte forma: um cliente efetua uma compra em uma loja de uma afiliado (franquiado), a franquia central gera um pedido que é automaticamente cadastrado no sistema central, este pedido é monitorado desde o pedido até a entrega do mesmo, e ainda a encomenda pode ser monitorada pelo usuário utilizando a página disponível na loja virtual do franqueado.

A regra neste modelo de negócios é, desburocratizar e criar estrutura para os franquiados gerar negócios. Pois aqui vale a regra: quanto mais, melhor.

Fontes[editar | editar código-fonte]