Francisco José II de Liechtenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2014).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Francisco José II
Staatswappen-Liechtensteins.svg
Príncipe-soberano de Liechtenstein
Governo
Reinado 25 de julho de 1938
13 de novembro de 1989
Consorte Georgina von Wilczek
Dinastia Liechtenstein
Vida
Nascimento 16 de agosto de 1906
Estíria, Áustria
Morte 13 de novembro de 1989 (83 anos)
Grabs, Suíça
Sepultamento Catedral Vaduz, Vaduz, Liechtenstein
Filhos hans-Adam II
Philipp
Nikolaus
Norberta
Wenzel
Pai Alois de Liechtenstein
Mãe Isabel Amália da Áustria

Francisco José II ou Franz Josef II (Franz Joseph Maria Aloys Alfred Karl Johannes Heinrich Michael Georg Ignaz Benediktus Gerhardus Majella von und zu Liechtenstein; 16 de agosto de 190613 de novembro de 1989) foi o príncipe soberano de Liechtenstein de 1938 até à sua morte. Também detinha os títulos de duque de Troppau e Jägerndorf e conde de Rietberg.

Tendo reinado Liechtenstein por cinquenta e um anos, ele foi o monarca que reinou por mais tempo na Europa à época de sua morte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no Castelo de Frauenthal, Francisco José II era filho do príncipe Alois de Liechtenstein (1869-1955) e de sua esposa, a arquiduquesa Isabel Amália da Áustria. Era o mais velho entre oito irmãos. Através de sua avó materna, Maria Teresa de Bragança, ele era bisneto do deposto rei Miguel I de Portugal. O imperador da Áustria foi o seu padrinho.[1]

Estudou engenharia florestal na Universidade de Viena.

Sucedeu como príncipe soberano seu primo, Francisco I, que não tinha filhos, em 1921, após a renúncia desse em seu favor. O pai de Francisco José II já tinha renunciado aos seus direitos de sucessão ao trono.

Durante o reinado de Francisco José II, as mulheres receberam direito de voto pela primeira vez, depois de um referendo sobre esse tópico (somente entre homens) em 1984. Ele foi um monarca extremamente popular em Liechtenstein e o primeiro a viver no principado em tempo integral. O príncipe supervisionou o desenvolvimento da economia da nação, que superou a atrasada e pobre agricultura e se tornou um dos países mais ricos (per capita) do mundo.

Liechtenstein permaneceu neutro durante a Segunda Guerra Mundial, e essa neutralidade política não foi violada por nenhum dos combatentes. Entretanto, dois fatores ligaram o principado ao Eixo:

Em 1984, Francisco José II concedeu a maior parte de seus poderes a seu filho mais velho, Hans-Adam, morrendo cinco anos depois, apenas vinte e seis dias depois de sua esposa.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Em 7 de março de 1943, em Vaduz, Francisco José II desposou a condessa Georgina von Wilczek (1921-1989). Eles tiveram cinco filhos:

Referências


Precedido por
Francisco I
Staatswappen-Liechtensteins.svg
Príncipe soberano de Liechtenstein

19381989
Sucedido por
João Adão II