Franz Kline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Franz Kline (Wilkes-Barre, Pensilvânia, 23 de Maio de 1910Nova Iorque, 13 de Maio de 1962), foi um pintor americano do movimento artístico designado por expressionismo abstrato, que se centrava geograficamente em Nova Iorque e temporariamente nos anos 1940 e 1950.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tal como Jackson Pollock e outros pintores abstratos, Franz Kline utilizava um tipo de pintura abstracta designada pintura gestual (action painting). Este tipo de pintura apresenta um estilo simples, intenso e simples, através do uso de traços fortes e figuras abstractas. A maior parte do trabalho de Kline era "praticada espontaneamente". Desenhava muitos esboços dos seus trabalhos, nomeadamente em páginas de listas telefónicas, antes de elaborar o seu trabalho plástico.

Cores preta e branca[editar | editar código-fonte]

Os melhores e mais conhecidos trabalhos expressionistas de Kline foram feitos com as cores branca e preta puras, ainda que por vezes introduzisse diversas tonalidades de ambas as cores. Só voltou a utilizar cor nas suas pinturas a partir de 1955. Usou cor em muitos das suas mais importantes obras, mais consistentemente, após 1959.

Parece haver referências à caligrafia chinesa nas suas composições em branco e preto, apesar de que o artista sempre tenha negado dita relação. Pontes, túneis, edifícios e outras estruturas arquitectónicas e industriais foram usualmente mencionados como fontes da inspiração de Kline.

O estilo/método mais reconhecido do artista deriva de uma sugestão feita pelo seu amigo Willem De Kooning. Em 1948, Kooning sugeriu a Kline que experimentasse utilizar um projector Bell Opticon para obter imagens sobre uma parede lisa.

Kline criou pinturas no estilo que ele tinha visto naquele dia, durante o resto da sua vida. EM 1950, Kline exibiu muitos dos trabalhos nesse estilo na Charles Egan Gallery.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Elaine de Kooning, "Franz Kline: Painter of his own Life", Art News, volume 61, November 1962

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.