Franz Reuleaux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Franz Reuleaux
Engenharia
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 30 de setembro de 1829
Local Eschweiler (Renânia)
Morte 20 de agosto de 1905 (75 anos)
Local Charlottenburg
Atividade
Campo(s) Engenharia

Franz Reuleaux (30 de setembro de 182920 de agosto de 1905) foi um engenheiro mecânico alemão e professor da Academia Real Técnica de Berlim, onde também foi reitor. Muitas vezes chamado de pai da cinemática, Reuleaux também contribuiu em importantes áreas da ciência.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Franz Reuleaux nasceu em Eschweiler, na Alemanha (na época parte da Prússia). Seu pai e seu avô eram ambos fabricantes de máquinas. Sua formação técnica se iniciou na Escola Politécnica da Universidade de Karlsruhe. Em seguida, estudou nas universidades de Berlim e Bonn.

Depois de passar um tempo na empresa da família, tornou-se professor do Instituto Federal Suíço em Zurique. Finalmente, em 1879, tornou-se reitor da Academia Real Técnica de Berlim, então um reconhecido instituto técnico, com cerca de 300 professores. Ele se tornou bastante conhecido como engenheiro-cientista, professor e consultor industrial, reformador da educação e líder da elite técnica da Alemanha.

Em 1876, Reuleaux foi nomeado o presidente do painel de juízes alemães para a Sexta Feira Industrial Mundial da Philadelphia, realizada em 10 de maio daquele ano. Ele admitiu que os produtos alemães realizaram eram inferiores aos de outros países, baratos e de má qualidade. Este comentário teve ampla repercussão na imprensa.

Reuleaux serviu em vários júris e comissões internacionais e se envolveu profundamente na elaboração do sistema de [patente] alemão.

Em 1882, tonou-se membro da Academia Real das Ciências da Suécia.

Cinemática[editar | editar código-fonte]

Reuleaux acreditava que as máquinas poderiam ser entendidas como cadeias de ligações elementares chamadas par cinemáticos. A sequência de movimentos de pares produziria uma cadeia cinemática, desenvolvendo uma simbologia simplificada para descrever a topologia de uma ampla variedade de mecanismos. À custa do governo alemão, dirigiu o projeto e fabricação de mais de 300 modelos de mecanismos simples.

Atualmente, ele é mais lembrado pelo Triângulo de Reuleaux, elemento mecânico em formato de triângulo com curva de largura constante que ele ajudou a desenvolver como uma forma mecânica útil.

O Triângulo de Reuleaux é uma curva de largura constante e com base em um triângulo equilátero. Todos os pontos de um lado estão equidistantes do vértice oposto.
O Triângulo de Reuleaux rotacionando dentro de um quadrado

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Kinematics of Machinery (1875). ebook[1]
  • The Constructor (1861) ebook[2]
  • Kurzgefasste Geschichte der Dampfmaschine (1891)
  • Thomassche Rechenmaschine (2d ed. 1892)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bragastini, Roberto Contributo per una interpretazione filosofica dell'opera di Franz Reuleaux, Università degli Studi di Milano (Milan, 2003).
  • Moon, Francis "Franz Reuleaux: Contributions to 19th C. Kinematics and Theory of Machines".
  • Moon, Francis C.. The Machines of Leonardo Da Vinci and Franz Reuleaux, Kinematics of Machines from the Renaissance to the 20th Century. [S.l.]: Springer, 2007. ISBN 978-1-4020-5598-0

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Franz Reuleaux


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.