Franz Hanfstaengl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Franz Seraph Hanfstaengl)
Franz Hanfstaengl
Franz Hanfstaengl
Franz Hanfstängl, em 1832. Retrato de Friedrich Dürck
Nascimento 1 de março de 1804
Bad Tölz, Alemanha
Morte 18 de abril de 1877 (73 anos)
Munique, Alemanha
Sepultamento Alter Südfriedhof
Nacionalidade alemão
Cidadania Reino da Baviera
Filho(a)(s) Edgar Hanfstaengl, Erwin Hanfstaengl, Ernst Hanfstaengl
Alma mater
Ocupação pintor, litógrafo, fotógrafo

Franz Seraph Hanfstaengl (Bad Tölz, 1 de março de 1804Munique, 18 de abril de 1877) foi um pintor e litógrafo alemão. Tornou-se, depois, fotógrafo da corte da Baviera.

Vida[editar | editar código-fonte]

Hanfstaengl nasceu em uma família de camponeses e por recomendação dos professores da aldeia onde morava foi para Munique, em 1816, a fim de estudar desenho com Hermann Josef Mitterer. Ele formou-se em litografia, teve contato com Alois Senefelder e estudou de 1819 até 1825 na Academia de Artes Plástica de Munique. Como retratista litográfico da sociedade de Munique, Hanfstaengl tornou-se muito popular e ficou conhecido como "Litógrafo". Em 1833 ele fundou em Munique sua própria oficina de litografia, que dirigiu até 1868 e a qual, mais tarde, adicionou uma editora de artes e um estúdio fotográfico (1853). De 1835 até 1852 Hanfstaengl produziu cerca de 200 reproduções litográficas de obras-primas da Pinacoteca de Dresden e as publicou em uma pasta. Ele tornou-se mais tarde o fotógrafo da casa real e fez retratos de personalidades famosas, dentre elas, o jovem rei Luís II da Baviera, Otto von Bismarck e a imperatriz Isabel da Áustria.

Influenciou seu cunhado, o médico, inventor e político austríaco Norbert Pfretzschner a desenvolver uma placa fotográfica de emulsão seca em 1866. Foi pai de Edgar Hanfstaengl e avô de Ernst Hanfstaengl.

Sepultura de Franz Hanfstaengl no Alter Südfriedhof em Munique

Sepultado no Alter Südfriedhof em Munique.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Helmut Heß: Der Kunstverlag Franz Hanfstaengl und die frühe fotografische Kunstreproduktion. Das Kunstwerk und sein Abbild. Akademischer Verlag München; 1999; ISBN 3932965353
  • Heinz Gebhardt: Franz Hanfstaengl/Von der Lithographie zur Photographie. C. H. Beck, München 1984; ISBN 3406095860

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.