Fred Buscaglione

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Fred Buscaglione (nome artístico de Ferdinando Buscaglione, Turim 23 de novembro de 1921Roma, 3 de fevereiro de 1960) foi um cantor italiano.

Aos onze anos entra para o "Conservatorio Giuseppe Verdi" em Turim, mas abandonou os estudos três anos depois, devido ao seu pouco interesse pela música clássica, mas ao que também foi isento na decisão a situação económica da família.

Durante a adolescência começou a trabalhar em alguns locais de diversão nocturna como cantor de jazz e músico.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi prisioneiro de guerra dos americanos na Sardegna. Ao aperceberem-se do seu talento musical, incorporam-o numa orquestra de rádio em Cagliari; isto permitiu-lhe continuar no meio musical, ao mesmo tempo que ficou exposto aos novos ritmos vindos do outro lado do Atlântico.

O reconhecimento de Fred Buscaglione chega nos fimais dos anos cinquenta, quando interpreta o papel de gangster duro, ao estilo do cinema americano negro dos anos trinta, com um pendão para o whisky e as mulheres.

É considerado o principal autor e interprete do swing e do jazz em Itália no pós-guerra.

Morreu precocemente num acidente de viação a 3 de Fevereiro de 1960, quando o seu Ford Thunderbird embateu num camião. Durante muito tempo especulou-se que estaria embriagado num camião nessa altura; contudo, testes toxicológicos mais recentes, mostraram que estava sóbrio.

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.