Fred Ottman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fred Ottman
Informações pessoais
Nascimento 10 de agosto de 1956 (67 anos)
Norfolk, Virgínia, Estados Unidos
Residência Lakeland, Flórida
Carreira na luta livre profissional
Nome(s)
de ringue
Big Bubba[1]
Bubba the Belt Collector[1]
U.S. Steel[1]
Big Man Steel[1]
Tugboat Thomas[1]
Tugboat[2]
Typhoon[2]
The Shockmaster[1]
Super Shockmaster[1]
Altura
anunciada
6 ft 3 in (1.90 m)[2]
Peso
anunciado
383 lb (174 kg)[2]
Anunciado
de
Norfolk, Virgínia
Estreia 1984
Aposentadoria 2009

Fred Ottman (10 de agosto de 1956) é um lutador estadunidense de wrestling profissional aposentado, mais conhecido pelos nomes Tugboat ou Typhoon e por sua dupla com John "Earthquake" Tenta como The Natural Disasters na World Wrestling Federation. Ottman é também conhecido pelo infame personagem "Shockmaster" na World Championship Wrestling. Na WWF, ele foi uma vez Campeão Mundial de Duplas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

World Wrestling Federation (1989–1993)[editar | editar código-fonte]

Tugboat (1990–1991)[editar | editar código-fonte]

Ottman fez sua primeira aparição na WWF em junho de 1989, em uma luta não televisionada sob o nome Big Man Steel e com Slick como seu manager. Ele estreou na televisão em 27 de janeiro de 1990, no Superstars como um mocinho sob o nome de Tugboat Thomas, derrotando Iron Mike Sharpe. Seu nome, mais tarde, foi diminuído apenas para "Tugboat". Sua roupa consistia de uma camisa branca com listras vermelhas, calças brancas e um chapéu de marinheiro. Como parte de seu personagem, Tugboat levantaria o punho e o abaixaria, similarmente ao movimento feito por caminhoneiros e fazer o som de um barco. Tugboat ajudou Hulk Hogan em sua rivalidade com Earthquake e Dino Bravo.

Natural Disasters (1991–1993)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Natural Disasters

Em maio de 1991, Ottman se tornou um vilão, mudando seu nome para Typhoon e se aliando à Earthquake, formando uma dupla conhecida como The Natural Disasters, com Jimmy Hart como manager. Os Natural Disasters se tornaram mocinhos no início de 1992, em uma rivalidade com a Money Inc. ("Million-Dollar Man" Ted DiBiase e Irwin R. Schyster), ganhando o WWF Tag Team Championship. Três meses depois, a dupla perdeu os títulos de volta para a Money Inc. Quando Earthquake deixou a WWF no início de 1993, Ottman se tornou um lutador individual até deixar a companhia na primavera.

World Championship Wrestling (1993–1994)[editar | editar código-fonte]

O incidente do Shockmaster (1993)[editar | editar código-fonte]

Após deixar a WWF, Ottman foi contratado pela World Championship Wrestling (WCW), lhe estreando em uma luta ao lado de Sting, Dustin Rhodes e Davey Boy Smith contra Sid Vicious, Big Van Vader e Harlem Heat no Fall Brawl.

"Eles me colocaram em uma máscara de Stormtrooper que havia sido pintada e coberta de glitter, eu não conseguia ver nada. Eu cheguei à parede e coloquei minhas mãos como um double axe handle para arrebentá-la. A parte de cima quebrou perfeitamente, mas a de baixo, não. O impulso me jogou no chão."

— Ottman sobre a estreia do Schockmaster.

No "A Flair for the Gold", (um segmento de entrevistas apresentado por Ric Flair), na frente da platéia do Clash of the Champions XXIV, Sting e Smith foram confrontados por Sid e Harlem Heat, que tentavam descobrir a identidade do parceiro dos dois. Sting exclamou "Tudo que eu tenho a dizer é, nosso parceiro vai "chorar" o mundo, porque ele é... The Shockmaster!!" A câmera focalizou uma área particular do cenário, onde duas tochas pirotécnicas foram acionadas, frente de uma parece falsa. Ottman deveria realizar uma entrada dramática, destruindo a parede. Sua vestimenta consistia de um capacete de stormtrooper pintado de prateado e coberto de glitter, um par de calças jeans e uma longa capa. Ottman tropeçou em um pedaço de madeira, o que causou a queda de seu capacete. Enquanto ele tentou recolocar o capacete, Flair exclamou "Meu Deus!". Ottman ficou parado por um instante, e pôde ser ouvido Smith dizer que ele "caído no maldito traseiro!". Dusty Rhodes revelou que o pedaço de madeira não estava presente nos ensaios e havia sido colocado lá por David Crockett.

Ottman caminhou até Sid e Harlem Heat, todos que estavam visivelmente segurando o riso. A entrevista, que foi, na realidade dublada por Ole Anderson, apenas piorou a situação, já que Anderson começou a rir e acabou chamando Sid de "Stid".

World Wrestling Entertainment, que agora é dona da videoteca da WCW, descreveu a estreia do Shockmaster como um dos momentos mais engraçados da história do wrestling profissional."[3][4] Enquanto Ottman não gostou do evento, ele hoje vê o incidente com humor.[3]

Pós-Shockmaster (1993–1994)[editar | editar código-fonte]

WCW tentou salvar o segmento ao introduzir o "Super Shockmaster." Também interpretado por Ottman, seria o sobrinho de Shockmaster, a quem iria se referir como "Tio Fred". Subsequentemente, entrando o ringue usando como tema a música "Day Tripper", dos Beatles, e interpretando um desastrado.

Retorno à WWF (1994)[editar | editar código-fonte]

Ottman retornou à WWF como Typhoon em maio de 1994, mas foi demitido em agosto.

Aposentadoria[editar | editar código-fonte]

No Raw de 31 de agosto de 2009, D-Generation X e Dusty Rhodes estrelaram um segmento nos bastidores para anunciar o DVD The Rise and Fall of WCW. Após comentar que o DVD não continha seu momento favorito, a estreia do Shockmaster, Triple H tentou explicar o acontecimento para Shawn Michaels. Logo depois, uma reprodução do acontecimento foi feita, com Santino Marella interpretando Shockmaster e Arn Anderson substituindo Ole Anderson.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ottman se aposentou após a venda da WCW em 2001. Ottman foi um dos participantes da Battle Royal no WrestleMania X-Seven, interpretando Tugboat. Hoje, Ottman vive em Lakeland, Flórida, e trabalho como gerente de segurança da Gaffin Industrial Services, uma empresa de limpeza. Ele também é o técnico de um time de beisebol onde jogam seus dois filhos, Berkley e Beau, e sua filha Bailey.[5]

No wrestling[editar | editar código-fonte]

Títulos e prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d e f g «Fred Ottman's profile». Online World of Wrestling. Consultado em 16 de agosto de 2011 
  2. a b c d e «Tugboat's WWE Alumni Bio». World Wrestling Entertainment. Consultado em 26 de maio de 2010 
  3. a b Hoffman, Brett. «Catching up with Tugboat». World Wrestling Entertainment. Consultado em 16 de fevereiro de 2010 
  4. Zeigler, Zack. «Wherever Nitro goes, success follows». World Wrestling Entertainment. Consultado em 16 de fevereiro de 2010 
  5. «Catching up with Tugboat». WWE. Consultado em 21 de abril de 2007 
  6. «Jimmy Hart profile». Online World of Wrestling. Consultado em 4 de setembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.