Frederica de Württemberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederica
Grã-duquesa de Oldemburgo
Duquesa de Württemberg
Friedericke Elisabeth of Württemberg, princess of Holstein-Gottorp-Oldenburg.jpg
Frederica
Governo
Consorte Pedro I de Oldemburgo
Vida
Nascimento 27 de Julho de 1765
Trzebiatów, Alemanha (actual Polónia)
Morte 24 de Novembro de 1785 (20 anos)
Viena, Áustria
Filhos Augusto de Oldemburgo
Jorge de Oldemburgo
Pai Frederico II Eugénio de Württemberg
Mãe Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt

A duquesa Frederica de Württemberg (Frederica Amália Augusta), (27 de Julho de 1765 - 24 de Novembro de 1785) foi a esposa do grão-duque Pedro I de Oldemburgo.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederica era sétima dos doze filhos do duque Frederico II Eugénio de Württemberg e da marquesa Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt. Entre os seus irmãos estavam o rei Frederico I de Württemberg, a duquesa Sofia Doroteia de Württemberg, esposa do czar Paulo I da Rússia e a duquesa Isabel de Württemberg, esposa do imperador Francisco I da Áustria. Os seus avós paternos eram o duque Carlos Alexandre de Württemberg e a princesa Maria Augusta de Thurn e Taxis. Os seus avós maternos eram o marquês Frederico Guilherme de Brandemburgo-Schwedt e a princesa Sofia Doroteia da Prússia.1

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

No dia 6 de Junho de 1781, a princesa Frederica casou-se com o príncipe Pedro Frederico de Holstein-Gottorp. O casamento tinha como objectivo fortalecer as ligações entre a Rússia e Württemberg. O casal teve dois filhos antes de Frederica morrer ao dar à luz no dia 24 de Novembro de 1785.

O marido de Frederica apenas sucedeu o seu primo Guilherme como grão-duque de Oldemburgo em 1823, muitos anos depois da morte de Frederica e nunca mais se voltou a casar.

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 221