Frederick Adam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederick Adam
Sir Frederick Adam by William Salter.jpg
Frederick Adam, pintura de William Salter, cerca de 1848
Nascimento 17 de junho de 1781
Kinross-shire, Escócia
Morte 17 de agosto de 1853 (72 anos)
Londres
País Flag of the United Kingdom.svg Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Força Exército Britânico, Artilharia
Anos em serviço 1795-?
Hierarquia General
Comandos 3ª Brigada (Ligeira)
Batalhas/Guerras Guerra Peninsular: Batalhas de Castalla, Alicante, Biar, Ordal
Guerra da Sétima Coligação: Waterloo
Relações pai: William Adam
Outros Serviços Lorde Alto Comissário, Ilhas Jônicas
Governador de Madras

General Sir Frederick Adam GCB GCMG (Kinross-shire, Escócia, 17 de junho de 1781Londres, 17 de agosto de 1853) foi um major-general escocês, que participou da Batalha de Waterloo, no comando da 3ª Brigada (Ligeira). Era o quarto filho de William Adam of Blair Adam e de sua esposa Eleanora, filha de Charles Elphinstone, 10º Lorde Elphinstone.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

Na idade de quatorze anos, em 1795, Frederick Adam entrou para o Exército Britânico. Treinou na escola de artilharia na Royal Arsenal, Woolwich. No mesmo ano, foi comissionado como primeiro-tenente e em 1796 foi promovido a segundo-tenente.

Tomou parte em campanhas, nos Países Baixos e no Egito, sob o comando de Sir Ralph Abercromby. Foi promovido ao posto de major em 1803 e a tenente-coronel em 1804. De 1806 a 1811, prestou serviços na Sicília. Entre 1812 e 1813, esteve na Espanha atuando na Guerra Peninsular, onde foi gravemente ferido em Alicante. Em 12 de abril de 1813, quando comandava a Brigada Ligeira da força expedicionária de John Murray, Adam conduziu uma ação brilhante de apoio à retaguarda contra os comandados do marechal Louis Gabriel Suchet, em Biar. No dia seguinte, seu batalhão produziu 350 feridos no regimento de Suchet durante a Batalha de Castalla. Adam foi ferido novamente em uma ação em Ordal, em 13 de setembro de 1813.

Waterloo[editar | editar código-fonte]

Em 18 de junho de 1815, Adam comandou a 3ª Brigada britânica, da 2ª Divisão de Henry Clinton, na Batalha de Waterloo. No momento mais crítico da batalha, o regimento de infantaria sob o comando de Adam, realizou um deslocamento para a esquerda a fim de atacar o flanco da Guarda Imperial francesa, enquanto que a Guarda britânica combatia a parte frontal da coluna. Sob o fogo de duas direções, a Guarda francesa ofereceu uma breve resistência, em seguida, fugiu. Após o ataque mal sucedido às tropas britânicas, a Guarda francesa reuniu seus três regimentos reservas (algumas fontes dizem quatro), ao sul de La Haye Sainte para um último avanço contra os britânicos. Mas um ataque da brigada de Adam lançou-os em um estado de confusão e parte dos regimentos recuou para La Belle Alliance. Foi nessa ocasião, que o coronel Hugh Halkett tomou a rendição do general Pierre Cambronne.

A Guarda Imperial francesa fez ainda um último ataque nos arredores de La Belle Alliance. A Brigada do general Adam avançou sobre os soldados posicionados à direita das tropas britânicas de La Belle Alliance e mais uma vez causou um estado de confusão entre as tropas inimigas. Os soldados franceses posicionados à esquerda foram atacados pelos prussianos. Os franceses retiraram-se do campo de batalha em direção à França. A artilharia francesa, e tudo o mais que lhe pertencia, caiu nas mãos dos britânicos e prussianos.

Outros serviços[editar | editar código-fonte]

De 1817 a 1824, Adam continuou sua carreira no exército. Entre 1824 e 1832 foi um popular Lorde Alto Comissário das Ilhas Jônicas. Seus serviços nas contratações para a construção de edifícios públicos em Corfu foram muito apreciados pela população local. De 25 de outubro de 1832 a 4 de março de 1837, foi governador de Madras e em 1846 foi promovido a general.

Lista incompleta dos comandos militares:

  • 1813 - comandou a Brigada Ligeira de anglo-aliados em Biar e Castalla.
  • 1813 - comandou a Guarda avançada de anglo-aliados em Ordal.
  • 1815 - comandou a 3ª Brigada (Ligeira) britânica em Waterloo.
  • 1829 - 1835 o Coronel do 73º Regimento de Infantaria "Perthshire".
  • 1835 - Coronel da 75ª Infantaria, que encontrava-se na Índia.
  • 1843 - Coronel da 21ª de Fuzileiros.

Referências

Wikisource  "Adam, Sir Frederick". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Ed. Chisholm, Hugh. Cambridge University Press. 

  • Keegan, John. The Face of Battle. Vintage, 1977.
  • Smith, Digby. The Napoleonic Wars Data Book. Greenhill, 1998.