Frederico Fernando de Schleswig-Holstein
| Frederico Fernando | |
|---|---|
| Duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg | |
| Governo | |
| Consorte | Carolina Matilde de Schleswig-Holstein |
| Vida | |
| Nascimento | 12 de Outubro de 1855 |
| Kiel, Alemanha | |
| Morte | 21 de Janeiro de 1934 (78 anos) |
| Luisenlund, Alemanha | |
| Filhos | Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein Alexandra Vitória de Schleswig-Holstein Helena Adelaide de Schleswig-Holstein Adelaide de Schleswig-Holstein Guilherme Frederico de Schleswig-Holstein Carolina Matilde de Schleswig-Holstein |
| Pai | Frederico de Schleswig-Holstein |
| Mãe | Adelaide de Schaumburg-Lippe |
O duque Frederico Fernando de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (12 de Outubro de 1855 - 21 de Janeiro de 1934) foi o quarto duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg.
Índice |
Família [editar]
Frederico Fernando era o filho mais velho do duque Frederico de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e da princesa Adelaide de Schaumburg-Lippe e sobrinho do rei Cristiano IX da Dinamarca. Os seus avós paternos eram o duque Frederico Guilherme de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e a princesa Luísa Carolina de Hesse-Cassel. Os seus avós maternos eram o príncipe Jorge Guilherme de Schaumburg-Lippe e a princesa Ida de Waldeck e Pyrmont.1
Sucessão [editar]
Frederico Fernando sucedeu como chefe da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e recebeu o título de duque após a morte do pai no dia 27 de Novembro de 1885.2 Quando o chefe da Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg, o duque Alberto de Schleswig-Holstein, morreu no dia 27 de Abril de 1931, Frederico tornou-se chefe da Casa de Oldemburgo e herdou os títulos de duque de Augustenborg e duque de Schleswig-Holstein.
Casamento e descendência [editar]
Frederico Fernando casou-se com a princesa Carolina Matilde de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg, filha do duque Frederico VIII de Schleswig-Holstein e da sua esposa, a princesa Adelaide de Hohenlohe-Langenburg, no dia 19 de Março de 1885 em Primkenau. Juntos tiveram cinco filhos:
- Vitória Adelaide Helena Luísa Maria Frederica de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (31 de Dezembro de 1885 – 3 de Outubro de 1970); casada com o duque Carlos Eduardo de Saxe-Coburgo-Gota; com descendência.
- Alexandra Vitória Augusta Leopoldina Carlota Amália Guilhermina de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (21 de Abril de 1887 – 15 de Abril de 1957); casada primeiro com o príncipe Augusto Guilherme da Prússia de quem se divorciou em 1920; com descendência. Casou-se depois com Arnold Rümann em 1922; sem descendência.
- Helena Adelaide Vitória Maria de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (1 de Junho de 1888 – 30 de Junho de 1962); casada com o príncipe Haroldo da Dinamarca; com descendência.
- Adelaide Luísa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (19 de Outubro de 1889 – 11 de Junho de 1964); casada com Frederico, 3.º príncipe de Solms-Baruth; com descendência.
- Guilherme Frederico Cristiano Günther Alberto Adolfo Jorge, duque de Schleswig-Holstein (23 de Agosto de 1891 – 10 de Fevereiro de 1965); casado com a princesa Maria Melita de Hohenlohe-Langenburg; com descendência.
- Carolina Matilde de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (11 de Maio de 1894 - 28 de Janeiro de 1972); casada com o conde Hans de Solms-Baruth; com descendência.
Referências
- ↑ Marlene A. Eilers, Queen Victoria's Descendants (Baltimore, Maryland: Genealogical Publishing Co., 1987), page 156.
- ↑ Darryl Lundy (17 June 2003). "Friedrich Ferdinand Georg Christian Karl Wilhelm Herzog zu Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg". thePeerage.com. http://thepeerage.com/p10388.htm#i103878